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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16675
Tipo: | Dissertação |
Título: | A correspondência entre o fazer e o dizer no auto-relato de crianças: uma replicação de Ribeiro (1981.1989) |
Autor(es): | Sadi, Hérika de Mesquita |
Primeiro Orientador: | Sério, Tereza Maria de Azevedo Pires |
Resumo: | Muitas vezes, o relato verbal apresenta distorções e a relação de correspondência entre o fazer e o dizer é quebrada, devido a conseqüências específicas que passam a assumir o controle do relato verbal. O presente estudo pretendeu analisar a relação de correspondência entre o fazer e o dizer no auto-relato de crianças pré escolares em uma situação de brincar livre por meio da replicação direta do estudo de Ribeiro(1981,1989). As crianças foram expostas individualmente a uma situação de brincar, que foi seguida For um período de relatar sobre o que elas brincaram. Oito crianças com idade entre 3 e 5 anos participaram como sujeitos.Este estudo teve como objetivo comparar seus resultados aos de Ribeiro(1981,1989) e analisar o auto-relato de crianças a partir dos conceitos skinnerianos de tato e mando. Os resultados foram, de uma maneira geral, semelhantes aos de Ribeiro (1981,1989). Na linha de base, a maioria das crianças fez relatos correspondentes com seus comportamentos não verbais observados no período de brincar. Nas duas fases subsequentes, o relato de brincar foi diferencialmente reforçado, primeiro em uma condição individual e depois, em uma condição de grupo. Duas crianças, na condição individual, fizeram relatos distorcidos. Quando relatos de brincar foram reforçados na condição de grupo, cinco crianças relataram que brincaram. Quando a correspondência entre o relato e o comportamento não verbal foi reforçada, as crianças deste estudo levaram mais tempo para voltar a emitir relatos correspondentes do que as crianças do estudo de Ribeiro (1981,1989) |
Abstract: | Frequently, verbal reports are misreported and the `relation of correspondence between the action and the speech is cut off. The triggering event thereof is specific consequences end up taking control of the verbal report. This study is intended to focus in the correspondence relationship between the "to do" and the "to say" in pre-school children's self-report, in free- play situation, by replication of Ribeiro's study (1981, 1989). The childrens were individually exposed to play situation, which were then followed by report period on what they had done. Eight children aged 3 to 5 participated in the study. This study was intended to compare results to those determined by Ribeiro (1981, 194,9) and to analyse the children's self-reports, in light of Skinnerian tact and mand concepts. Generally speaking, the results were similar to those determined by Ribeiro (1981, 1989). At first, most children made correspondent reports. In the next two phases, reports of play were differentially reinforced, initially, in the individual condition and, secondly, in the goup condition. Two out of the eight children, while giving their reports alone, misreported. When reports of play was reinforced in the condition group, five children misreported. When the correspondence between verbal reports and non verbal behavior was reinforced, the children of this study took longer to corresponding than the children of the Ribeiro's study (1981, 1989) |
Palavras-chave: | Treino de correspondência Tato e mando Auto-relato Comportamento governado por regras Dizer a verdade e mentir Correspondence training Verbal behavior Tact and mand Self-report Rule-governed behavior Truth telling and lying Brincadeiras Relacoes humanas em criancas Comportamento verbal |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Citação: | Sadi, Hérika de Mesquita. A correspondência entre o fazer e o dizer no auto-relato de crianças: uma replicação de Ribeiro (1981.1989). 2002. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16675 |
Data do documento: | 30-Abr-2002 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
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