Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16582
Tipo: | Dissertação |
Título: | Bullying na escola: como crianças lidam e reagem diante de apelidos pejorativos |
Autor(es): | Hornblas, David Sergio |
Primeiro Orientador: | Ronca, Antonio Carlos Caruso |
Resumo: | O estudo que se segue, teve por objetivo investigar um dos recortes do bullying: O uso de apelidos pejorativos, ou seja, como sentem e reagem crianças vítimas desse processo. Sob a ótica da psicologia genética de Henri Wallon e seus pressupostos teóricos sobre afetividade, engendrou-se um estudo de campo, de natureza qualitativa, visando à compreensão amplificada do fenômeno. Os dados coletados indicam sofrimento psicológico e por vezes reações destemperadas dos alunos apelidados, circunscritos numa escola pública região central de São Paulo que se exime de ações e procedimentos de contenção. A pesquisa foi realizada com alunos das 7ºs e 8ºs anos do ensino fundamental e idades entre 13 e 14 anos. O bullying é um fenômeno mundial que acomete jovens sem distinção social, econômica ou política. Na presente pesquisa, as reações dos sujeitos perante os apelidos pejorativos foram examinadas com profundidade e sugeridos como o ponto de partida para outros eventos de bullying |
Abstract: | The following research had as a main target the investigation of a bullying aspect Mean Names How children feel and react as victims of this process . Under Henri Wallon's genetic psychology and his theoretical presuppositions about affectivity, a field study was engendered qualitative nature to amplify the understanding of this phenomenon. The collected data indicate psychological suffering and even extreme reactions from children with mean names, inside a public institution São Paulo downtown exempted of actions and contention procedures. This research was done with teenagers from the 7th and 8th grades, elementary school with ages between 13 and 14 years old. Bullying is a world wide phenomenon attacking young people without social, economical or politics distinction. In the present research, the children s reaction under mean names were deeply examined and suggested as the starting point of bullying occurrences |
Palavras-chave: | Apelidos pejorativos Afetividade Pejorative nicknames Affectivity Wallon, Henri -- 1879-1962 Afeto -- Emocoes Bullying nas escolas Psicologia genetica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Hornblas, David Sergio. Bullying na escola: como crianças lidam e reagem diante de apelidos pejorativos. 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16582 |
Data do documento: | 21-Out-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
David Sergio Hornblas.pdf | 7,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.