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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16543| Tipo: | Tese |
| Título: | Projeto de intervenção escolar para alunos com problemas de aprendizagem na alfabetização: construção, implementação e resultados |
| Autor(es): | Miranda, Maria Irene |
| Primeiro Orientador: | Davis, Claudia Leme Ferreira |
| Resumo: | Este trabalho consiste de uma pesquisa de intervenção realizada em uma escola municipal da cidade de Uberlândia - MG. O processo de investigação e ações intervencionistas teve como objetivo principal verificar se uma intervenção escolar pode ser eficaz para enfrentar os "problemas de aprendizagem" dos a/unos durante a alfabetização, investigando, ainda, a contribuição das professoras alfabetizadoras e da pedagoga nesse processo. Houve, dessa forma, o compromisso de tentar amenizar a evasão e a repetência, possibilitando o desenvolvimento dos alunos que se encontravam nessa condição. Para tanto, a pesquisadora organizou o trabalho a partir da apresentação do problema de aprendizagem na alfabetização (capítulo I), justificando a pertinência e relevância científica e social do estudo. A trajetória metodológica foi delineada de acordo com os princípios da pesquisa-ação. Essa modalidade de pesquisa tomou-se pertinente dada suas condições de interferir na realidade, buscando transformá-la conforme as necessidades, expectativas do grupo e condições histórico-culturais do contexto. Para construção do projeto de intervenção escolar (capítulo II) os instrumentos utilizados para a coleta de dados nessa fase inicial foi o diagnóstico psicopedagógico, os questionários e a observação. Por meio da análise dos dados, respaldada no referencial teórico piagetiano, tomou-se possível conhecer melhor os participantes da pesquisa -alunos, professoras e pedagoga - e propor ações intervencionistas, compreendendo a fase de implementação (capítulo III). Os resultados da intervenção (capítulo IV) foram analisados à luz dos objetivos almejados, relatando o complexo cotidiano das ações. A análise dos resultados levou a seguinte conclusão (capítulo V): a partir do enfrentamento dos obstáculos do contexto escolar, por meio de projetos voltados para alunos e professores, é possível modificar a realidade educacional de alunos sujeitos ao fracasso, o que significa transformar suas possibilidades de inclusão social e de cidadania |
| Abstract: | This survey consists in an interventionist research realized in a public school at the city of Uberlândia-MG. The investigation and intervention process had as main goal verify if a school intervention can be efficient to face the students "learning troubles" during the literacy, investigating the teachers and pedagogues contribution in this process. Thus, there was a compromise to try to reduce the evasion and the repetition, making possible the students' development in this situation. In such a way, the researcher organized the work from the presentation of the learning problem at literacy (chapter I), justifying the scientific and social relevance of this study. The methodological path was traced according to the principles of the action-research. This kind of research became suitable due to the conditions to intervene in the reality, trying to transform it according to its necessities, the group's expectancies and the cultural-historical conditions of the context. To the construction of the school intervention project (chapter II),the tools used to data collecting in this initial stage were the psychic-pedagogic diagnosis, the questionnaires and the observation. Through data analysis, endorsed in the theoretical referential of Piaget, was possible to know better the survey participants - students, teachers and pedagogue- and indicate interventionist actions, involving the implementation stage (chapter III). The results of the intervention (chapter IV) were analyzed according to the longed objectives, relating the complexity of the daily actions. The result analysis gave the conclusion (chapter V): facing the challenges of the school context, by projects for students and teachers, is possible to modify the educational reality of students targeted to failure, what means to transform their possibilities of social inclusion and citizenship |
| Palavras-chave: | Disturbios da aprendizagem Rendimento escolar |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
| Citação: | Miranda, Maria Irene. Projeto de intervenção escolar para alunos com problemas de aprendizagem na alfabetização: construção, implementação e resultados. 2005. 170 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16543 |
| Data do documento: | 30-Nov-2005 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
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