???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16489
Tipo do documento: Dissertação
Título: O jogo didático no processo ensino-aprendizagem
Autor: Puglisi, João Carlos
Primeiro orientador: Sousa, Clarilza Prado de
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal compreender como o jogo didático contribuiu com o processo ensino-aprendizagem, criando um ambiente de interesse e prazer para os envolvidos, alunos de 1ª a 4ª série do 1º grau e seus respectivos professores. Para tal, foi levado em consideração a minha experiência ministrando cursos em que o jogo era o tema principal, a orientação pedagógica da escola pesquisada, que se baseia no pedagogo francês Celestin Freinet, e, principalmente, a participação efetiva dos professorescomo colaboradores do processo de pesquisa. Inicialmente foram entrevistadas as professoras para caracterização de suas práticas e depois formado um grupo de voluntárias que já utilizavam o jogo didático em suas aulas. Posteriormente discutimos e criamos jogos que foram aplicados pelas professoras junto às suas turmas. Após esse momento, analisou-se as observações feitas pelas professoras e alunos de acordo com a fundamentação teórica apresentada no trabalho. Ao final, apresentaram-se as conclusões e propostas para novos trabalhos que possam contribuir para tornar o processo ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso
Abstract: Ce travail ai eu comme but principal montrer Ia contribuition que le jeu didactique a apporté pour le procés d'enseignement-apprentissage en créant une ambiance dinterêt et de plaisir pour Ias participants - éleves das quatre annés de I'école primaire et leurs professeurs. Dons ce domaine j'ai consideré mon experience en donnant das cours dont le théme principal était le jeu, I'orientation pedagogique de I'école recherchée, qui est fondée das Ia pedagogia du Célestin Freinet et surtout Ia participation effective das professeurs, colaborateurs du procés de recherche. Au debut j'ai interviewé Ias professeurs pour caracteriser leurs pratiques et aprés, j'ai formé un groupe de volontaires qui s'étaient dejá servisdu jeu didactique dons leurs classes. Ensuitenaus avens discuté et avens créé das jeux qui on été apliqués par Ias professeurs dons leurs classes. Aprés ce moment on a analysé Ias observations faltes par Ias professeurs et Iaséléves selon Ia fundamentation théorique presentée dons le travail. À Ia fin on a presenté Ias conclusions et Ias propositions pour doutras travaux qui contribuent ou procés d'enseignement-apprentissage, et en le rendant plus significatif et plaisant
Palavras-chave: Brincadeiras
Atividade ludica
Jogos infantis
Pedagogia Freinet
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Puglisi, João Carlos. O jogo didático no processo ensino-aprendizagem. 1997. 170 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16489
Data de defesa: 30-Nov-1997
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao Carlos Puglisi.pdf7,24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.