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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16441
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ciências na escola: para além de um conhecimento alienante |
Autor(es): | Antonini, Elizabeth |
Primeiro Orientador: | Ronca, Antonio Carlos Caruso |
Resumo: | Este trabalho procura descrever e analisar as percepções que os professores têm do ensino de Ciências que ministram. Tem como vertente básica de investigação a constituição da concepção de ensinar Ciências presente na sua prática, norteada por categorias, construidas a partir de suas próprias falas. O propósito desta investigação é a identificação de aspectos que compõem a concepção de ensinar Ciências dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, no seu fazer cotidiano. De acordo com este objetivo, tentamos desenvolver um trabalho que nos permitisse compreender: - a formação do professor; - a concepção de ciência que possuem; - o papel do planejamento e do livro didático; -- o ensino cotidiano de Ciências que inclui seus objetivos, valorização, metodologia, ensino experimental; e, ainda, - como concebem o ensino-aprendizagem. e - a avaliação. A abordagem qualitativa da pesquisa permitiu revelar o que pensam os professores sobre os aspectos listados acima. Desvelou, assim, um cenário onde ora concebem o ensino de Ciências corno fato isolado numa visão tradicional, com conseqüente falta de vínculo com a realidade dos alunos, ora revela suas preocupações em torná-lo diferenciado daquilo que estão acostumados a realizar. Assim, percebemos nos professores o desejo de buscar novos rumos para este ensino tirando-o da desvalorização que lhe é dada. abrindo-lhe possibilidades de impingi-lhe um caráter mais dinâmico em função do aparecimento de problemas advindos do cotidiano que contribuam para novas explicações. Ao lado destas constatações, este trabalho poderá contribuir para desvendar o que está por detrás do que foi evidenciado nos depoimentos dos professores. tornando assim possível imprimir urna nova direção para este ensino. A intenção é colaborar também para reflexões de suas concepções num convite a romper com a visão alienante que perpetua um ensino de Ciências sem perspectivas de tornar nossos alunos cidadãos atuantes na sociedade em que vivem como pessoas criativas e livres da ignorância e desinformação, companheiras inseparáveis da dominação |
Abstract: | This work intends to describe and analyse the perceptions that teachers have of their teaching of Sciences. Its basic investigation policy is the constitution of the conception of teaching scienees present in its practice, guided by eategories which are built trem their own speeches. The purpose of this investigation is the identification of aspects that constitute the coneepts of teaching Sciences by the teaches of the first grades of the fundamental school system, in their daily work. According to this objective, we have tried to develop a work that allows us to understand: - the teacher's academic background; - the Scien ceconeept that they have; - the role that the planning and the coursebook play; - the daily teaehing of Sciences that includes its objectives, valueing, methodology, experimental teaehing; and, still, - the way they understand the teaehing - the learning and, - the evaluating. The qualitative approach of the research allowed us to reveal what teachers think about the aspects listed above. It showed us a scenery in which teachers either take the teaehing of Seiences as isolated facts in a traditional point of view, resulting in a lack of links with the pupils' reality, or reveals their worries about making it different from what they are used to doing. Therefore, we have noticed in the teachers, the desire to find new ways so that teaching stops being undervalued. They also want to make this teaching have wider possibilities of having a more dynamic feature that, goes along with the appearing of daily problems that contribute to new explanations. Besides these verifications. this work will be able to contribute to the discovering of what is behind what has come up during the teachers' testimonies, making it possible to have a new direction for this teaching. The intention is also to cooperate with reflections of their conceptions which is an invitation to break up with the lunatic vision that perpetuates a teaching of Sciences wi thout perspectives of turning our pupiIs into acting citizens in the society where they live, into people who are creative and free from the ignorance and absence of information which go along with domination inseparately |
Palavras-chave: | Ciências (Primeiro grau) Currículo de ciências Ensino de ciências Formação de professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Antonini, Elizabeth. Ciências na escola: para além de um conhecimento alienante. 1995. 368 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16441 |
Data do documento: | 30-Nov-1995 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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