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Tipo do documento: Tese
Título: Dando voz ao sujeito da aprendizagem: um estudo com crianças no primeiro ano do ensino fundamental
Autor: Reis, Regina Mary Cesar 
Primeiro orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: O presente estudo analisa as percepções de alunos de classes de alfabetização do ensino fundamental, entendidos como sujeitos da aprendizagem, sobre a escola, a professora, as atividades escolares, os colegas, o estudo e as suas expectativas em relação ao futuro. O objetivo do trabalho foi dar voz às crianças, para saber o que pensam sobre o processo de ensino, como vivenciam as situações de aprendizagem, o que percebem e como expressam a experiência de aprender a ler e a escrever no início e no final do ano letivo. A investigação envolveu sessenta crianças de quatro classes de alfabetização, pertencentes a uma escola pública estadual de uma cidade da região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. Foram utilizados como procedimentos, entrevistas e observações em salas de aula. Pelas expressões dos alunos e pela observação realizada nas salas, de um grupo que apresentava bom desempenho escolar e de outro com desempenho considerado insuficiente, foi possível compreender a forma como eles percebiam o processo de ensino/aprendizagem e também o papel do professor nesse processo. Ouvir as crianças oportunizou conhecer como estão presentes na sua memória, as experiências na educação infantil e como, enquanto alunos, vivem, percebem, sentem e reagem nas situações que participam na escola. Nas relações interindividuais com a professora e os colegas de classe, mediadas pelo conhecimento residem os aspectos fundamentais de uma experiência escolar bem sucedida. O estudo apontou a importância de se ouvir o aluno, enquanto sujeito ativo de sua aprendizagem, para se conhecer melhor o seu modo próprio de vivenciar essa experiência como base para a discussão sobre o processo de ensino. Dar voz à criança revelou-se como uma forma promissora de aprofundarmos a reflexão psicológica e a pedagógica acerca da tarefa de ensinar/aprender que se realiza nas escolas
Abstract: The present study analyses the perceptions of basic education reading class students, understood as subjects of leaming, of the school, the teacher, school activities, classmates, study, and their expectations in relation to the future. The objective of this work was to give voice to the children, listening to them at the beginning and the end of the school year, to leam what they think about the process of teaching, as they experience leaming situations, what they aware of and how thy express the experience of leaming to read and write. The investigation involved 60 children of four reading classes, of a state public school in a town in the Paraíba Valley, in the State of São Paulo. Interviews and classroom observations were used as procedures. Through students' expressions and through classroom observation of a group who revealed a good classroom performance and of another one who revealed a performance considered insufficient, it was possible to understand the way they perceive the process of teaching-Ieaming and also the role of the teacher in this process. Listening to the students allowed us to know how their education experiences as children are present in their memories, and how as students, they live, perceive, feel and react in school situation. In the interindividual relationship with the teacher and classmates, mediated by knowledge lie the fundamental aspects of a successful school experience. The study pointed to the importance of listening to students, as active subjects of their leaming, to know their own personal ways of going through these experiences as basis for discussion about the teaching processo Giving voice to the children revealed to be a promising way to deepen the psychological and pedagogical reflection on the school teaching-Ieaming task
Palavras-chave: Estudantes do ensino fundamental -- Ensino fundamental
Ensino programado
Alfabetizacao
Atividades escolares
Funcoes da escola
Psicologia da Educacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Reis, Regina Mary Cesar. Dando voz ao sujeito da aprendizagem: um estudo com crianças no primeiro ano do ensino fundamental. 2000. 314 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16410
Data de defesa: 30-Nov-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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