???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16397
Tipo do documento: Dissertação
Título: Importância da brincadeira no desenvolvimento infantil segundo professores de pré-escolas (Teresina-PI)
Autor: Carvalho, Lina Maria de Moraes 
Primeiro orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: Neste estudo, foram investigadas as concepções de professores de pré-escolas acerca do brinquedo e da brincadeira e as relações que eles estabelecem entre o brincar e o desenvolvimento infantil. Como procedimento utilizou-se um questionário aplicado a uma amostra constituída por 117 professores de pré-escolas da rede pública estadual de ensino de Teresina-Piauí. O questionário contemplava questões relacionadas à importância do brincar no desenvolvimento da criança e à inserção do brinquedo (objeto) e da brincadeira nas atividades pedagógicas da pré-escola. Os resultados revelaram que brincar é uma atividade importante na concepção de todos os respondentes. Entretanto, eles expressaram diferentes concepções quanto à importância do brincar no desenvolvimento da criança. A maioria dos professores expressou uma concepção do brincar ora como recreação atividade física, ora como sedução enquanto recurso utilizado no ensino. Os resultados foram discutidos com base nos referenciais teóricos sobre o vínculo brincar e desenvolvimento da criança, que evidenciam a importância desses conhecimentos na formação dos profissionais da educação infantil
Abstract: In this study, the pre-school teachers conception about toy and playtime and the relations they establish between the play and the child development were investigated. A questionnaire was used as procedures means applied to a sample constituted by 117 preschool teachers of the state public teaching network of Teresina-Piauí. The questionnaire was composed of questions related to the importance of playing in the child development and to the insertion of the toy (object) and of fun time in the pre-school pedagogical activities. The results revealed that playing is an important activity in the conception of all the responders. However, they expressed different conceptions in relation to the importance of playing in the child development. Most of the teachers expressed a conception of playing in one moment for recreation or physical activity and in other moment playing as seduction while resource used in teaching. The results were discussed based on theoretical references about the link of playing and the child development which shows the importance of these kinds of knowledge in the formation of the child education professionals
Palavras-chave: Brincadeira
Jogos
Educacao infantil
Professor de pre-escola
Psicologia da Educacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Carvalho, Lina Maria de Moraes. Importância da brincadeira no desenvolvimento infantil segundo professores de pré-escolas (Teresina-PI). 1999. 187 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16397
Data de defesa: 13-Aug-1999
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lina maria de moraes carvalho.pdf12,18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.