REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16137
Tipo: Tese
Título: O sentido de formação em Edith Stein: fundamento teórico para uma educação integral
Autor(es): Rocha, Magna Celi Mendes da
Primeiro Orientador: Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Resumo: Esta é um pesquisa bibliográfica baseada nos escritos pedagógicos de Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz / 1891-1942) que teve os seguintes objetivos: identificar, descrever e discutir o sentido de formação na obra pedagógica de Edith Stein; discutir sobre a formação espiritual como componente fundamental na formação humana; e contribuir, através da visão de pessoa humana e seu itinerário formativo para o que hoje chamamos de educação integral. A vasta produção bibliográfica da autora inclui escritos filosóficos, espirituais, pedagógicos/antropológicos e autobiográficos. Para a realização desta tese utilizamos seus escritos autobiográficos e os escritos pedagógicos e antropológicos. Seus escritos pedagógicos são fruto de uma intensa atividade pedagógica, no espaço de tempo compreendido entre os anos de 1923 a 1933, ano posterior à sua conversão à Igreja Católica e anterior à sua entrada no Carmelo. Para conhecer sua obra torna-se indispensável tomar parte dos acontecimentos de seu tempo e perceber como estes vão orientando suas tomadas de posição, sobretudo na forte ligação entre a concepção de ser humano e o sentido de formação que Stein desenvolve. O conceito de formação é central na obra pedagógica de Edith Stein, que implica a pergunta como se forma o ser humano? , que deve ser precedida da resposta sobre quem é o ser humano? Apoiando-se na fenomenologia de Husserl, na visão aristotélico-tomista e na doutrina católica, Stein percorre um caminho filosófico, psicológico, antropológico, pedagógico e teológico para aclarar essas questões, chegando a conceber o ser humano como uma unidade indivisível de corpo, psique e espírito, que tem em si um potencial a desenvolver, podendo chegar à sua plena realização ou não. Stein questiona uma educação que não leve em consideração o ser humano completo, mas que se limite a fornecer um acúmulo de informações, visando apenas o desenvolvimento intelectual. Para Stein, uma formação humana autêntica forma o homem de modo integral e o conduz à plena realização de si mesmo, em vista do bem comum, pois cada pessoa que se desenvolve de maneira harmoniosa contribui para o crescimento e desenvolvimento do mundo como um todo
Abstract: This is a bibliographic research based on pedagogical writings from Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz / 1891-1942) which has dealt with the following objectives: to identify, to describe and to discuss the sense of graduation in the pedagogical work of Edith Stein; discussing about the spiritual graduation as a fundamental component in human formation; and to contribute, through human being vision and its formative journey when it comes to what we call full education. An extensive bibliographic production from the author includes philosophical writings, spiritual ones, pedagogical and also anthropological matters. Such pedagogical themes are a result of intense pedagogical activity during the period from the year 1923 until 1933, the year after its conversion to the Catholic Church and right before its admittance in Carmelo. In order to know its work it is necessary to comprehend its happenings through time and realize how it is oriented in position takings especially regarding its strong connection between human being conception and formation sense Stein develops. The formation concept is a key point in Edith Stein pedagogical work and it implies the following questions: What is the human being made of? which should be preceded from an answer about who is the human being? Accounting on the support of Husserl phenomenology, also through the Aristotelian-Thomistic and the catholic doctrine Stein runs through a philosophical path, also psychological, anthropological, pedagogical and theological one in order to clarify such issues getting to the point of conceiving human being as an indivisible unit of the body, psyche and spirit which has in itself a potential to be developed being able to become fulfilled or not. Stein also questions a type of education that does not take into consideration the entire human being but that is limited in the boundaries of providing a set of information aiming in reaching intellectual development. For Stein, authentic human formation graduated human being in a fulfilling way and conducts him to its full achievement in view of common well being because every person that develops in a balanced way contributes to the growth and development of the world as a whole
Palavras-chave: Formação
Edith Stein
Educação integral
Formation
Full education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Rocha, Magna Celi Mendes da. O sentido de formação em Edith Stein: fundamento teórico para uma educação integral. 2014. 155 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16137
Data do documento: 13-Mai-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Magna Celi Mendes da Rocha.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.