REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16048
Tipo: Dissertação
Título: Escola de tempo integral: um estudo da dimensão subjetiva com pais e alunos
Autor(es): Lemos, Ruth Willna Ferreira de
Primeiro Orientador: Ronca, Antonio Carlos Caruso
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver uma compreensão da dimensão subjetiva do processo de escolarização na escola de tempo integral, ou seja, conhecer aspectos subjetivos constituídos por estes sujeitos que vivenciam essa experiência. Para isto, buscamos nas falas dos pais e dos alunos, os elementos que compõem as significações (sentidos) sobre a escola de tempo integral. Esta pesquisa nasceu da inquietação da desigualdade observada no contexto educacional do nosso país trazendo como respaldo a proposta de Educação Integral e a investigação do programa Mais Educação . A pesquisa adotou como referencial teórico metodológico a abordagem Sócio-Histórica da Psicologia, que tem como ponto de partida a concepção de que todos os fenômenos humanos são produzidos no processo histórico de constituição da vida social, sendo assim convergente com a perspectiva de Educação Integral. Participaram da pesquisa três alunos do 8º ano de uma escola de ensino fundamental de tempo integral, na cidade de João Pessoa na Paraíba, e dois pais de alunos dessa respectiva escola. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, tanto com os pais quanto com os alunos, desenvolvidas pela pesquisadora especificamente para este projeto. Os dados foram produzidos a partir da análise das falas, por meio do método de categorização. Os resultados nos permitiram entender que não há uma clareza na forma como eles enxergam as mudanças ocorridas em termos do que seria a qualidade educacional na escola. Os sentidos deles sobre a escola de tempo integral é de que mais tempo na escola protege e proporciona um melhor aprendizado para os alunos, quando comparado a outras escolas. Porém, a visão desses sujeitos parece abstrata no que diz respeito à proposta de Educação Integral
Abstract: The present work aims to develop na understanding about the subjective dimension of the ecational process in a full time school, in other words, to meet the subjective aspects made by those individuals Who live this experience. For this, researches were made in the statemens of parents and students of and students, elements that make up the meanings (senses) on Full-Time school. This research was based on restlessness of observing the inequality educational context ok our country and bringing support to the proposal of Full-Time Education and the program Mais Educação . The theorist used in this research was the sócio-historic psychology, which has as its starting point the Idea tha all human phenomena are produced in the historical processo of social life formation, thus converging with the prospect of Full-Time Education. The participants were three studens in the 8th year of na elementary full-time school in the city of Jo~so Pessoa in Paraíba, and two parents of students at the respective school. Specifically for this Project were developed semi-structured inerviews with both parents and students, held by the researcher. Data were generated from the analysis of the speeches, by the method of categorization.The results allowed us to understand that there is no clarity on how they view the changes in terms of what would be the quality of educacion in school. Their senses about full-time school are that more time in school protects and provides a better learning for students, when copared to other schools. However, the vision seems abstract thesesubjects with regard to the proposal for Full-Time Education
Palavras-chave: Desigualdade educacional
Educação integral
Dimensão subjetiva
Pais e alunos
Inequality in education
Full-time education
Subjective dimension
Parents and students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Lemos, Ruth Willna Ferreira de. Escola de tempo integral: um estudo da dimensão subjetiva com pais e alunos. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16048
Data do documento: 14-Mai-2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ruth Willna Ferreira de Lemos.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.