REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14331
Tipo: Dissertação
Título: Pistas de contextualização nos avisos em AVA: uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa na modalidade a distância
Título(s) alternativo(s): Contextualization cues in the notices on AVA: a contribution to the teaching of Portuguese Language in the modality distance
Autor(es): Andrade, Débora Cristina Longo
Primeiro Orientador: Elias, Vanda Maria da Silva
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo pistas de contextualização em um corpus constituído por avisos, escritos pelo professor e dirigidos a alunos, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), procurando compreender de que forma, nesse contexto, as pistas contribuem, no curso da interação, para o processamento e a construção de sentido do texto. Com esse objetivo, foram selecionados quinze avisos do curso de Comunicação Escrita a Distância, ministrado totalmente online por uma instituição privada de ensino superior da cidade de São Paulo. Os avisos são analisados com base em estudos do texto e do contexto realizados nos campos da Linguística Textual e Sociolinguística Interacional. Obtidos por meio de procedimentos metodológicos centrados numa abordagem qualitativa, os resultados indicam que as pistas de contextualização nos avisos funcionam como importante estratégia para situar os alunos quanto aos tópicos de estudo, estabelecer a proximidade e o envolvimento dos estudantes com as atividades realizadas no curso a distância
Abstract: This dissertation has as its object of study of contextualization cues on a corpus consisting of notices, written and directed by the teacher to students in the Virtual Learning Environment (VLE), seeking to understand how, in this context, the cues contribute, in the course of interaction, for processing and building meaning of the text. For this purpose, we selected fifteen notices for Written Communication Distance, taught entirely online by a private institution of higher learning in the city of São Paulo. Notices are analyzed on the basis of studies of text and context performed in the fields of Textual Linguistics and Interactional Sociolinguistics. Obtained by methodological procedures focused on a qualitative approach, the results indicate that the contextualization cues in the notices serve as an important strategy for situating students regarding topics of study, establish proximity and student involvement with the activities performed in the distance course
Palavras-chave: Texto
Contexto
Pistas de contextualização
Interação
Ensino a distância
Text
Context
Contextualization cues
Interaction
Distance learning
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Língua Portuguesa
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Andrade, Débora Cristina Longo. Contextualization cues in the notices on AVA: a contribution to the teaching of Portuguese Language in the modality distance. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14331
Data do documento: 3-Mar-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Debora Cristina Longo Andrade.pdf5,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.