???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13253
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX
Autor: Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de 
Primeiro orientador: Baptista, Ana Maria Haddad
Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado é delimitar o momento exato dos primeiros estudos em Marketing e compreender como as ciências e o pensamento filosófico foram importantes na formação de conceitos e teorias em mercadologia. Partimos da hipótese de que o Marketing objetivando se estabelecer como uma área de conhecimento independente e para garantir uma respeitabilidade acadêmica e científica, utilizou métodos científicos e filosóficos em seus primeiros estudos no início do século XX. Para melhor entendimento desta influência, recorremos a fontes primárias e secundárias, destacando, ao longo da dissertação, a influência das ciências e da filosofia nos primeiros estudos de Marketing.
Abstract: The aim of this master s dissertation is to determine the exact moment of the first studies in Marketing and understand how the sciences and the philosophic thought were important in the constitution of concepts and theories of marketing. Departing from the hypotheses that Marketing, aiming establish itself as an independent field of knowledge and to ensure academical and scientific respect, made use of scientific and philosophical methods in its first studies , in beginnings of XX century. For a better understanding of this influence, we made use of primary and secondary sources, detaching, throughout the dissertation, the influence of sciences and philosophy in the first studies of marketing
Palavras-chave: Marketing
Ciência
Filosofia
Philosophy
Sciences
Marketing
Ciencia
Filosofia
Ciencia -- Historia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História da Ciência
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
Citação: Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de. A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13253
Data de defesa: 30-Sep-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SERGIO LUIS IGNACIO DE OLIVEIRA.pdf488,57 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.