???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1225
Tipo do documento: Dissertação
Título: Métodos de ensino para cursos de administração: uma análise da aplicabilidade e eficiência dos métodos
Autor: Marion, Arnaldo Luís Costa
Primeiro orientador: Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
Resumo: É cada vez maior a cobrança por parte das organizações quanto ao processo de formação de futuros administradores que poderão exercer em pouco tempo, cargos de gerência e até diretoria. As empresas buscam reduzir seus investimentos em treinamento e formação, que, muitas vezes se estende por meses antes que o recém-chegado da universidade possa iniciar a produzir efetivamente. Para as empresas os recém-formados demonstram falhas, principalmente, nos aspectos comportamentais e na denominada inteligência emocional . Pautado nesse contexto o presente trabalho tem como objetivo identificar e avaliar os dez principais métodos de ensino para cursos de administração de empresas nas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Devido ao importante papel que esses métodos de ensino desempenham no processo de ensino-aprendizagem avaliou-se sua fundamentação didática sob duas ópticas: dos princípios educacionais que o fundamentam e da potencialidade de desenvolvimento de competências gerenciais. Para isso foi investigada e integrada a este trabalho uma sólida fundamentação dos princípios educacionais andragógicos e das competências gerenciais quanto aos seus atributos: conhecimento, habilidade e atitude (C.H.A.). Como principais resultados obtidos é possível visualizar de forma mais consistentes os métodos que melhor se aplicam ao contexto dos negócios e possibilitam um desenvolvimento sólido dos futuros administradores. Este trabalho também oferece uma contribuição apresentando uma melhor combinação dos diferentes métodos a fim de maximizar o aprendizado, vislumbrando as características complementares quanto à abordagem didática de um método em relação ao outro
Abstract: It is continuously growing the charges from organizations regarding to formation process of future administrators that could be in a mid managerial or senior managerial position in a short coming. The companies are after a reduction on its training and development investments, that mostly extends for months before the just arrived newly professionals can initiate to produce efficiently. For the companies they demonstrate lacks, especially on the behavior matters and in the so called emotional intelligence . Based on this context the present work has as it s objective identify and evaluate the main ten teaching methods for business school in Brazilian Educational Colleges. Due to the important role that teaching methods perform in the teaching-learning process it was evaluated the didactic fundaments under two points of view: the on educational principal s fundaments and the development potential of managerial competencies. To accomplish this, a solid fundament of the andragogic educational principal s and of the managerial competencies regarding its three attributes: knowledge, skill and attitude were investigated and integrated. As main results achieved, it is possible to visualize in a more consistent matter the method that better fit the business context and able a solid development for future administrator s. This work also offers an contribution presetting a best combination of different methods, according to its didactic approach, looking forward to optimize the learning process
Palavras-chave: Métodos de ensino
Andragogia
Competências gerenciais
Administração
Teaching methods
Managerial competencies
Andragogic educational principal s
Administration
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Marion, Arnaldo Luís Costa. Métodos de ensino para cursos de administração: uma análise da aplicabilidade e eficiência dos métodos. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1225
Data de defesa: 31-May-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arnaldo.pdf882,79 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.