Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1225
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marion, Arnaldo Luís Costa | - |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-25T16:44:57Z | - |
dc.date.available | 2007-07-26 | - |
dc.date.issued | 2007-05-31 | - |
dc.identifier.citation | Marion, Arnaldo Luís Costa. Métodos de ensino para cursos de administração: uma análise da aplicabilidade e eficiência dos métodos. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1225 | - |
dc.description.resumo | É cada vez maior a cobrança por parte das organizações quanto ao processo de formação de futuros administradores que poderão exercer em pouco tempo, cargos de gerência e até diretoria. As empresas buscam reduzir seus investimentos em treinamento e formação, que, muitas vezes se estende por meses antes que o recém-chegado da universidade possa iniciar a produzir efetivamente. Para as empresas os recém-formados demonstram falhas, principalmente, nos aspectos comportamentais e na denominada inteligência emocional . Pautado nesse contexto o presente trabalho tem como objetivo identificar e avaliar os dez principais métodos de ensino para cursos de administração de empresas nas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Devido ao importante papel que esses métodos de ensino desempenham no processo de ensino-aprendizagem avaliou-se sua fundamentação didática sob duas ópticas: dos princípios educacionais que o fundamentam e da potencialidade de desenvolvimento de competências gerenciais. Para isso foi investigada e integrada a este trabalho uma sólida fundamentação dos princípios educacionais andragógicos e das competências gerenciais quanto aos seus atributos: conhecimento, habilidade e atitude (C.H.A.). Como principais resultados obtidos é possível visualizar de forma mais consistentes os métodos que melhor se aplicam ao contexto dos negócios e possibilitam um desenvolvimento sólido dos futuros administradores. Este trabalho também oferece uma contribuição apresentando uma melhor combinação dos diferentes métodos a fim de maximizar o aprendizado, vislumbrando as características complementares quanto à abordagem didática de um método em relação ao outro | pt_BR |
dc.description.abstract | It is continuously growing the charges from organizations regarding to formation process of future administrators that could be in a mid managerial or senior managerial position in a short coming. The companies are after a reduction on its training and development investments, that mostly extends for months before the just arrived newly professionals can initiate to produce efficiently. For the companies they demonstrate lacks, especially on the behavior matters and in the so called emotional intelligence . Based on this context the present work has as it s objective identify and evaluate the main ten teaching methods for business school in Brazilian Educational Colleges. Due to the important role that teaching methods perform in the teaching-learning process it was evaluated the didactic fundaments under two points of view: the on educational principal s fundaments and the development potential of managerial competencies. To accomplish this, a solid fundament of the andragogic educational principal s and of the managerial competencies regarding its three attributes: knowledge, skill and attitude were investigated and integrated. As main results achieved, it is possible to visualize in a more consistent matter the method that better fit the business context and able a solid development for future administrator s. This work also offers an contribution presetting a best combination of different methods, according to its didactic approach, looking forward to optimize the learning process | en_US |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2498/arnaldo.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Métodos de ensino | por |
dc.subject | Andragogia | por |
dc.subject | Competências gerenciais | por |
dc.subject | Administração | por |
dc.subject | Teaching methods | eng |
dc.subject | Managerial competencies | eng |
dc.subject | Andragogic educational principal s | eng |
dc.subject | Administration | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS | por |
dc.title | Métodos de ensino para cursos de administração: uma análise da aplicabilidade e eficiência dos métodos | por |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arnaldo.pdf | 882,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.