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Tipo do documento: Dissertação
Título: Emissão de dívida e gerenciamento de resultados
Autor: Sincerre, Bianca Piloto 
Primeiro orientador: Santos, José Odálio dos
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o Gerenciamento de Resultados - GR considerando o evento de emissão de títulos de dívidas (debêntures) das empresas listadas na BM&FBOVESPA. O GR é uma intervenção proposital nos relatórios financeiros externos, a fim de obter algum ganho privado. Essa prática é especialmente importante no momento de emissão de debêntures, isso porque, se os resultados forem inflados, os investidores podem pagar um preço artificialmente elevado. Para mensurar o gerenciamento de resultados, utilizou-se como proxy, as acumulações discricionárias correntes com base nos modelos econométricos de Jones Modificado e Jones Modificado utilizando o Retorno Sobre os Ativos - ROA. Todas as regressões consideraram os efeitos fixos das empresas e efeitos temporais das análises. Encontraram-se evidências de que as empresas inflam seus resultados financeiros no período de emissão com a finalidade de influenciar positivamente seus investidores. Os resultados sugerem que há gerenciamento no trimestre que antecede a emissão (t = - 1), apontando a influência que os investidores podem ter sofrido na tomada de decisão ao investir em debêntures dessas empresas. Adicionalmente, constatou-se que empresas com maiores índices de endividamento, rentabilidade e crescimento de vendas apresentam maiores níveis de gerenciamento de resultados. A reputação do auditor não se mostrou estatisticamente significante em relação à redução do nível de gerenciamento. Os resultados também apontam que empresas listadas no Nível II e no Novo Mercado apresentaram maiores níveis de gerenciamento ao considerar o modelo de Jones Modificado com ROA. Portanto, pode-se concluir que há maior nível de gerenciamento de resultados das empresas que emitem debênture no período que antecede a emissão. A variável que está diretamente relacionada com o nível de gerenciamento é o crescimento de vendas
Abstract: The purpose of this study is to analyze the earnings management (EM) around the issuance of debentures of companies listed in BM&FBOVESPA. EM is a purposeful intervention in the external financial reports in order to get some private gain. This practice is especially important at the time of issue of debentures, this because, if the results are inflated, investors may pay an artificially high price. To measure earnings management, the current discretionary accruals were used as proxy. The applied econometric models were Modified Jones and Modified Jones with ROA. We run all regressions with fixed effects and time dummies. It was found evidence that the companies inflate its financial results in the emission period in order to positively influence their investors. The results suggest that there is EM in the quarter preceding the issue (t = - 1), indicating the influence that investors may have suffered in making the decision to invest in debentures of these companies. In addition, it was verified that companies with higher debt, profitability and sales growth ratios have higher earnings management levels. The reputation of the auditor was not statistically significant compared to the reduction of management level. The results also show that companies listed on Level II and New Market had higher levels of management when considering the model of Modified Jones with ROA. Therefore, we conclude that there is a greater earnings management level of companies that issue debentures in the period preceding the issuance. The variable that is directly related to earnings management level is sales growth
Palavras-chave: Gerenciamento de resultados
Debênture
Mercado de capitais
Earnings Management
Debenture
Capital market
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Sincerre, Bianca Piloto. Emissão de dívida e gerenciamento de resultados. 2015. 57 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1148
Data de defesa: 21-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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