REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11259
Tipo: Dissertação
Título: Leitura e interpretação de gráficos e tabelas: um estudo exploratório com professores
Autor(es): Ribeiro, José Odair
Primeiro Orientador: Magina, Sandra Maria Pinto
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a leitura e a interpretação de gráficos e tabelas por professores especialistas e não especialistas em Matemática, que atuam no Ensino Fundamental, com a finalidade de responder à seguinte questão de pesquisa: Quais as concepções e competências que os professores especialistas e não especialistas em Matemática, que atuam no Ensino Fundamental têm sobre conceitos básicos de Estatística? Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa diagnóstica com 40 professores (20 polivalentes G1 e 20 especialistas em Matemática G2), advindos de duas escolas da rede pública estadual da cidade de Mauá SP. O trabalho de campo contemplou duas etapas aplicação do instrumento diagnóstico, tanto no G1 como no G2 e aplicação de entrevistas semi-estruturada em 10% de G1 e G2. Os resultados obtidos em cada uma das etapas foram analisados, considerando o objeto da pesquisa leitura e interpretação de gráficos e tabelas bem como os quatro tipos de gráficos usados (gráfico de colunas, gráfico de linhas, gráfico de setores e gráfico de barras), uma tabela de dupla entrada e o conceito de média aritmética. Os resultados evidenciaram a superioridade do G2 sobre o G1 e indicaram que as concepções e competências dos professores de ambos os grupos, ainda, se encontram vinculadas a uma visão tecnicista da Estatística, limitada a uma interpretação simples dos conceitos básicos
Abstract: The purpose of this study is to investigate the reading and interpretation of graphs and tables by specialist and non specialist teachers at Math, which act in Elementary School, with the objective of answering the following research question: What are the conceptions and competences that specialist and non specialist teachers at Math, which act in Elementary school have about basic concepts of Statistics? For such, a diagnostic research was developed with 40 teachers (20 polyvalent teachers G1 and 20 specialist at Math G2), coming from two schools of the public state network of the city of Mauá SP. The field work was constituted of two steps applying of the diagnostic tool, for both G1 and G2 and applying of semi-structured interviews in 10% of G1 and G2. The results obtained in each of these steps were analyzed, considering the object of the research reading and interpretation of graphs and tables as well as the four types of graphs used (column graph, line graph, sector graph and bar graph), a table of double entry and the concept of arithmetic average. The results showed the superiority of G2 over G1 and indicated that the conceptions and competences of teachers from both groups are still linked to a technicist view of Statistics, limited to a simple interpretation of basic concepts
Palavras-chave: Tratamento da informação
Estatística
Leitura e interpretação de gráficos e tabelas
Média aritmética
Information treatment
Statistics
Reading and interpretation of graphs and tables
Arithmetic average
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Estatistica -- Tabelas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Ribeiro, José Odair. Leitura e interpretação de gráficos e tabelas: um estudo exploratório com professores. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11259
Data do documento: 10-Out-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Odair Ribeiro.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.