Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10970
Tipo: | Dissertação |
Título: | Conhecimentos revelados por professores em um curso de formação continuada para a utilização de objetos de aprendizagem |
Autor(es): | Nifoci, Renata Ercília Mendes |
Primeiro Orientador: | Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira |
Resumo: | O uso das tecnologias da informação está presente em diversos ambientes, entre os quais o ambiente educacional, afetando alunos e professores. Diante deste cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar os conhecimentos revelados por professores de Matemática em um curso de formação continuada ao utilizarem Objetos de Aprendizagem, disponíveis no repositório M3 Matemática Multimídia como recurso tecnológico para o ensino de Geometria. Por meio da metodologia das Narrativas, os professores puderam relatar seus anseios e expectativas frente ao ensino de geometria, formação continuada, objetos de aprendizagem e uso das tecnologias. Como aporte teórico, esta pesquisa está embasada nas ideias de Shulman sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e o Conhecimento do Conteúdo Pedagógico e Tecnológico (TPCK), de Mishra e Koehler, revelados pelos professores ao longo dos encontros do grupo de estudo. Na análise das narrativas dos professores verificou-se que o conhecimento pedagógico aliado ao conhecimento do currículo foi importante na escolha dos Objetos de Aprendizagem, pois ao selecionar tais recursos, eram necessários tais conhecimentos assim como aspectos do conhecimento pedagógico e tecnológico para que pudessem inferir e justificar suas escolhas. Os resultados desta pesquisa apontam a necessidade de se investir na formação do professor frente à utilização de recursos tecnológicos na escola, uma vez que o professor reconhece a importância destes recursos no processo de aprendizagem, mas não o faz por desconhecer ou não saber proceder diante das tecnologias. Outro aspecto evidenciado é a questão dos professores se mostrarem receptivos quanto a cursos para complementar sua formação inicial |
Abstract: | The use of information technology is present in many environments, including the educational environment. This background, this research aims to an analysis of the knowledge revealed by mathematics teachers in a continuing education course to use learning objects available in the repository M3 Multimedia Mathematics as a technology for teaching geometry. Through the methodology of Narratives, the teachers were able to report their concerns and expectations the teaching of geometry, continuing education, learning objects and use of technologies. As a theoretical contribution, this research is based on the ideas of Shulman on Pedagogical Content Knowledge (PCK) and the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), Mishra and Koehler revealed by teachers over the meetings of the studying group. In the analysis of the narratives of teachers it was found that pedagogical knowledge combined with the knowledge of the curriculum was important in the choice of learning objects, as when selecting such resources were needed such knowledge as well as aspects of pedagogical and technological knowledge so that they could infer and justify their choices. The results of this study indicate the need to invest in teacher education for the use of technological resources in the school, once the teacher recognizes the importance of these resources in the learning process, but does not know or does not know how to conduct on the technologies. Another aspect highlighted is the fact of teachers being receptive regarding courses to complement their initial education |
Palavras-chave: | Objetos de aprendizagem Conhecimento do conteúdo pedagógico e tecnológico Narrativas Learning objects Technological pedagogical content knowledge Narratives |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Nifoci, Renata Ercília Mendes. Conhecimentos revelados por professores em um curso de formação continuada para a utilização de objetos de aprendizagem. 2013. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10970 |
Data do documento: | 22-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Renata Ercilia Mendes Nifoci.pdf | 11,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.