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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10367
Tipo: | Tese |
Título: | História da África, uma disciplina em construção |
Autor(es): | Pereira, Marcia Guerra |
Primeiro Orientador: | Bittencourt, Circe Maria Fernandes |
Resumo: | Esta pesquisa procurou demonstrar o processo através do qual os conteúdos de história da África passaram a ser considerados, pelos historiadores, conteúdos relevantes e obrigatórios na formação de um historiador. A aquisição desta condição implicou a sua transformação em disciplina acadêmica, passando esta a constituir um corpo específico de profissionais especializados no seu ensino, com horários reservados no interior da grade curricular, com concursos públicos para provimento das vagas ocupadas por estes profissionais, com a realização de pesquisas e atividades de orientação acadêmica institucionais. Além de profissionais e recursos específicos a disciplina também determina um conjunto de conteúdos e métodos de abordagem que passam a ser considerados inerentes a ela. Por quem são determinados? Que interesses traduzem? Quais são eles? Na busca por respostas a estas questões fomos guiados pelas reflexões do pesquisador britânico Ivor Goodson. Esta escolha nos levou a analisar além da legislação pertinente ao assunto, com destaque para aquela preocupada com as diretrizes para a educação étnico-racial, editais de concursos públicos, programas de disciplinas, ementários e a realizar entrevistas com os atuais professores responsáveis pela regência da disciplina nas universidades públicas do Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo |
Abstract: | This research sought to demonstrate the process through which the contents of the history of Africa came to be regarded by historians relevant content and binding in the formation of a historian. The acquisition of this condition led to its transformation into an academic discipline, allowing itto be a specific body of professionals in their teaching, with time reserved within the curriculum, with tenders for the provision of spaces occupied by these professionals, with the realization of research and academic advising institutional activities. In addition to professional and specific features, the discipline also determines a set of methods and approaches that are considered to be inherent in it. Whon are they determined to? What interests do they translate? What are they? In the search for answers to these questions we were guided by the considerations of the British researcher Ivor Goodson. This choice led us to look beyond the legislation relevant to the subject, especially those concerned with guidelines for ethnic-racial education, notices of procurement programs, disciplines, ementários and conduct interviews with current teachers responsible for conducting the course public universities of Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais and São Paulo |
Palavras-chave: | Lei 10639/03 Ensino de história História da África História das disciplinas Diversidade étnico-racial Teaching of history African history History of subjects Ethnic-racial diversity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Pereira, Marcia Guerra. História da África, uma disciplina em construção. 2012. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10367 |
Data do documento: | 13-Jun-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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