???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10248
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso da aventura solo (RPG) na formação de professores com foco na avaliação da aprendizagem
Autor: Silva, Clodoaldo Barbosa da
Primeiro orientador: Gimenes, Nelson Antonio Simão
Resumo: O objetivo desse trabalho é a elaboração de uma atividade formativa para professores, direcionada ao processo de formação continuada, com foco na avaliação da aprendizagem. A estratégia leva à aplicação de conceitos e à reflexão dos procedimentos e é realizada por meio de uma Aventura Solo ou Livro Jogo, modalidade originária do Role-playing game- RPG. Essa atividade formativa tem como meta criar um ambiente de análise e discussão, relacionado com o cotidiano em sala de aula, levando os professores a refletir sobre suas práticas, ao mesmo tempo em que há a apropriação dos fundamentos teóricos que venham contribuir com sua formação no campo da avaliação da aprendizagem. A conclusão mostra que a adaptação de uma Aventura Solo, como atividade formativa, estimula a reatividade por meio de questões-problema
Abstract: The aim of this paper is in to create a training activity for teachers, directed to the process of continuing education, focusing on assessment of learning. The strategy is to apply concepts and consideration of procedures doing this performed through a Solo Adventure or Game Book, inspirited in role-playing Game - RPG. This training activity aims to create an analysis and an discussion of environment, related to the daily life in the classroom, leading teachers to reflect on their practices, while there is the appropriation of theoretical foundations that contribute to its formation in evaluation of the field of learning. The conclusion shows that the adaptation of a Solo Adventure, as a formative activity, stimulates the reactivity through issues-problem
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Atividade formativa
Evaluation of learning
Raining activity
RPG Role-playing Game
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Silva, Clodoaldo Barbosa da. O uso da aventura solo (RPG) na formação de professores com foco na avaliação da aprendizagem. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10248
Data de defesa: 18-Sep-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clodoaldo Barbosa da Silva.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.