Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10103
Tipo: | Tese |
Título: | Currículos emancipatórios para a educação de jovens e adultos na perspectiva das políticas públicas: resistências e esperanças |
Autor(es): | Possani, Lourdes de Fátima Paschoaletto |
Primeiro Orientador: | Abramowicz, Mere |
Resumo: | Este trabalho versa sobre a construção de currículos emancipatórios para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva de políticas públicas. O ponto de partida para a realização da pesquisa foi a experiência de Reorientação Curricular da EJA ocorrida na cidade de São Paulo, de 2001 a 2004, aqui apresentada a partir das narrativas dos gestores educacionais envolvidos na formulação e execução de políticas públicas para a cidade de São Paulo naquele período. As vozes dos gestores são carregadas de esperança, trazendo um olhar que anuncia as possibilidades e os limites do sistema público municipal na construção de novos currículos para uma cidade do tamanho e com a complexidade de uma megalópole. O movimento de reorientação curricular da EJA teve como premissa a existência da exclusão social, inclusive escolar, e a crença de que a Educação de Jovens e Adultos, na visão da pedagogia freireana, tem importante papel na transformação social, especialmente se considerarmos a possibilidade de construção de currículos que visam à emancipação das pessoas. Foi possível concluir que para se forjar currículos emancipatórios para a EJA é necessário que se considere os campos da utopia, da ética e da ação pedagógica, além de conciliar os tempos da política, dos governos e da ação pedagógica. Embora a escola seja um espaço privilegiado para a elaboração do currículo, este não pode estar desarticulado de outros espaços educativos e de outros setores sociais, onde jovens e adultos vivem sua experiência cotidiana intimamente ligada ao mundo do trabalho e da cultura |
Abstract: | This paperwork is about the construction of emancipatory curriculum for Young and Adult Education Students (EJA) in the public policy perspective. The starting point for the research to be carried out was the EJA's Curricular Reorientation experience, ocurred in São Paulo city, from 2001 to 2004, presented here starting from the narratives of the educational managers involved in the public policy's formation and execution at that moment in the city of São Paulo. The voices of these managers are charged whith hope, bearing a glance wich announce the municipal public system's possibilities and limits in the construction of a new curriculum for a city as big and as complex as a metropolis. EJA's curricular reorientation movement had, as premise, the existence of social exclusion, as well as school exclusion, and the belief that the Young and Adult Education Students, in the freirean education vision, had an important role in social transformation, specially if we consider the possibility of constructing curriculum which aim people's emancipation. It was possible to conclude that, in order to craft emancipatory curriculum for EJA, it is necessary to consider the uthopic, ethical and educational action fields, besides conciliating the political, governamental and pedagogical action times. Although the school is a privileged space for the curriculum elaboration, the curriculum cannot be disconnected from other educative spaces and social sectors, where the young and the adult live their quotidian experience, intimately linked to the world of work and culture |
Palavras-chave: | Emancipação Jovens e adultos EJA Curriculum Emancipation Young and adults Public policies Education Curriculos -- Planejamento Educacao -- Finalidades e objetivos Politicas publicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Possani, Lourdes de Fátima Paschoaletto. Currículos emancipatórios para a educação de jovens e adultos na perspectiva das políticas públicas: resistências e esperanças. 2008. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10103 |
Data do documento: | 16-Dez-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lourdes de Fatima Paschoaletto Possani.pdf | 708,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.