REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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dc.creatorVolpato, Luís Antônio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4506339E3por
dc.contributor.advisor1Valente, José Armando-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:17Z-
dc.date.available2014-01-29-
dc.date.issued2013-12-19-
dc.identifier.citationVolpato, Luís Antônio. A qualidade nos cursos de bacharelado em Administração a distância: um estudo comparativo nas principais IES privadas do Brasil. 2013. 383 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9758-
dc.description.resumoO objetivo desta tese foi o de pesquisar sobre a qualidade nos cursos de Bacharelado em Administração a distância, praticado nas principais IES privadas do Brasil, considerando que há crescentes demandas do mercado profissional e exigências de profissionais qualificados para atender esta demanda. A pesquisa realizada procurou responder as seguintes perguntas: 1) Qual o conceito de qualidade em EaD que pode ser identificado nos cursos de Bacharelado em Administração a distância? 2) O que é qualidade na visão dos gestores dos cursos de Bacharelado em Administração a distância das principais IES privadas do Brasil? Para responder a primeira pergunta foi realizado um estudo sobre o referencial teórico do tema, o histórico sobre EaD no Brasil e alguns países do mundo, o crescimento de EaD verificado na década 2000-2009, as teorias e as abordagens pedagógicas da EaD, um levantamento sobre Currículo, o histórico da profissão de Administração e a legislação pertinente a EaD no Brasil. Para responder a segunda pergunta foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com os gestores das principais IES privadas que ofertam cursos de Bacharelado em Administração a distância no Brasil. Para apurar os resultados foi realizada uma análise de conteúdo das entrevistas com a utilização do software ATLAS TI. Os resultados permitem concluir que, primeiro, o conceito de qualidade em EaD ainda é pautado por uma visão Taylorista, não condizente com a conceituação mais contemporânea do termo, que foca a qualidade no processo e não em resultados. Segundo, para os gestores das IES qualidade em EaD representa uma percepção subjetiva. Os gestores têm uma opinião formada sobre o que é qualidade para os cursos de EaD que oferecem, mas associam qualidade aos resultados. Vale ressaltar que a visão dos gestores não é diferente do que foi encontrado nos estudos realizados sobre qualidade em EaD, ou das avaliações propostas pelo MECpor
dc.description.abstractThe objective of this thesis was to research the quality of online undergraduate programs in Administration offered by the major private Institutions of Higher Education (IHE) in Brazil, taking into consideration the growing demands in the workplace and the need for qualified professionals to meet these demands. The research study was designed to respond to two questions. 1) What is the notion of quality in Distance Education as identified in online undergraduate programs in Administration? 2) How is quality defined by administrators of the online undergraduate programs in Administration from the major private IHE in Brazil? In order to respond to the first question, a study was performed on the theoretical literature; the history of Distance Education in Brazil and other countries; the growth of Distance Education between 2000 and 2009; the theories and pedagogic approaches to Distance Education; the curriculum content; the history of the Administration profession; and Brazilian legislation pertaining to Distance Education. In order to respond to the second question, seven semi structured interviews were conducted with administrators from the major private IHE which offer online undergraduate programs in Administration in Brazil. Refinement of the results was obtained through an analysis of the interview content using the software, ATLAS TI. The results show that, firstly, the notion of quality in Distance Education is still based on a Taylorist point of view, inappropriate to more contemporary conceptualizations of the term which focus on the quality of process rather than on results. Secondly, for the IHE administrators, quality in Distance Education represents a subjective perception. The administrators have a pre-defined opinion of what constitutes quality in the Distance Education courses they offer, but they associate quality to the results. Noteworthy is that the perspective of the administrators is no different than that found in the literature on quality in Distance Education or in the evaluations proposed by the Ministry of Educationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22812/Luis%20Antonio%20Volpato.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectMercantilizaçãopor
dc.subjectQualityeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectAdministrationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectCommoditizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleA qualidade nos cursos de bacharelado em Administração a distância: um estudo comparativo nas principais IES privadas do Brasilpor
dc.typeTesepor
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