???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/974
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo da rotatividade de pessoal no setor hoteleiro: impactos na aprendizagem e na qualidade
Título(s) alternativo(s): Study of the labour turnover in the hospitality sector: impacts in learning and quality
Autor: Taioli, Juliana Ayres
Primeiro orientador: Trevisan, Leonardo Nelmi
Resumo: O tempo de duração da relação entre empregador e empregado em uma economia é uma informação importante para se medir a qualidade dos postos de trabalho e a eficiência do sistema produtivo do país. As relações de emprego no Brasil são reconhecidas pela sua curta duração quando comparado com países europeus e com os Estados Unidos. Alguns setores da economia, principalmente aqueles com as atividades centradas em prestação de serviços, são mais sensíveis à rotatividade de mão de obra (turnover). O setor de turismo e hotelaria é reconhecidamente uma área em que a rotatividade de pessoal encontra-se acima da média quando comparado a outros setores da economia. Ao mesmo tempo, por se tratar de uma área onde a mão de obra qualificada e treinada é crítica para o bom atendimento aos clientes, torna-se importante avaliar as causas e impactos que tais índices possam estar afetando a qualidade dos serviços prestados. Esta pesquisa buscou contextualizar a problemática da rotatividade de mão-de-obra sob a ótica da teoria do capital humano e avaliar seu impacto dentro das organizações. Efetuou-se um estudo de caso da rotatividade de pessoal em um hotel de luxo (cinco estrelas) localizado na cidade de São Paulo e seu impacto na qualidade dos serviços. Verificou-se que, no caso estudado, o turnover ocorre principalmente com indivíduos de nível superior, provavelmente superqualificados para as funções que ocupavam. Ao mesmo tempo, as auditorias realizadas não mostram uma relação direta entre o turnover e a qualidade dos serviços prestados. No entanto, o fato de não ter sido efetuada nenhuma avaliação da performance dos diversos funcionários torna impossível concluir se a qualidade dos serviços foi diretamente influenciada por tais desligamentos. As teorias de aprendizagem individual e organizacional dão indícios que a rotatividade de pessoal acentuada prejudica o ambiente propício para a difusão do conhecimento o que pode comprometer o posicionamento estratégico da companhia uma vez que afeta a criação e transmissão do conhecimento tácito.
Abstract: The duration of employer / employee relationships in an economy is an important factor in measuring the quality of employment and the efficiency of the country s productive system. The duration of employer/employee relationships in Brazil are considerably shorter in general than such relationships in Europe and the United States. Some sectors of the economy, particularly those centered around the services industry, are more sensitive to employment turnover. The tourism and hotel sector is an area where the rate of turnover is recognizably higher than average. As this is an area where a well-trained and qualified workforce is crucial for the well being of clients, it is important to study the causes of this high rate of turnover and evaluate the impacts it might be having on the quality of services rendered. This research examines the problem of turnover from the point of view of the human capital theory and evaluates its impact inside organizations. A case study on personnel turnover was done in a five-star hotel in the city of São Paulo, evaluating its impact on the quality of services. In the case studied, It was found that high turnover occurs mainly amongst individuals with higher education, probably overqualified for the positions they held. The research done shows no direct relationship between turnover and the quality of services rendered. However, as no evaluation was done on the individual performance of personnel, it is impossible to conclude whether the quality of services was directly influenced by this turnover or not. The theories of individual and organizational learning indicate that a high rate of turnover impairs the learning environment, which can jeopardize the strategic position of the company, as this affects the creation and transmission of tacit knowledge.
Palavras-chave: rotatividade de mão-de-obra
aprendizagem
teoria do capital humano
mercado de trabalho brasileiro
Workforce turnover
learning
human capital theory
Brazilian labor market
Mobilidade de mão-de-obra
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Taioli, Juliana Ayres. Study of the labour turnover in the hospitality sector: impacts in learning and quality. 2005. 104 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/974
Data de defesa: 14-Sep-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Juliana Taioli.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.