???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9467
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ecocardiografia como auxílio didático no estudo da morfologia, fisiologia e fisiopatologia do coração na hipertensão arterial
Título(s) alternativo(s): Echocardiography as a teaching aid in the study of the morphology, physiology and pathophysiology of heart in hypertension
Autor: Segamarchi, Fábio Abdalla 
Primeiro orientador: Moraes, Suzana Guimarães
Resumo: A hipertensão arterial é uma doença de alta prevalência, oligossintomática, com baixo nível de controle pressórico e com consequências graves quando não tratada de maneira adequada. O acometimento de órgãos-alvo pode levar a sérias restrições na qualidade de vida dos indivíduos acometidos, altos custos financeiros para a sociedade e o Sistema Único de Saúde. A avaliação das repercussões cardíacas pela ecocardiografia tem importante papel na estratificação de risco e condução clínica desses pacientes. Além disso, o exame permite visualizar a estrutura e as características funcionais do coração, podendo ser um instrumento adicional para o ensino do comprometimento cardíaco a estudantes e profissionais da área da saúde em formação. O uso de softwares educacionais na área médica proporciona um aprendizado interativo e com autonomia, cujo principal benefício é o respeito ao ritmo de aprendizado de cada usuário. Objetivo: utilizar as imagens do exame ecocardiográfico para desenvolver um software que servirá como ferramenta na educação e capacitação dos estudantes da área da saúde, permitindo a compreensão da estrutura e função cardíacas normais e comprometidas pela hipertensão arterial. O objetivo secundário foi avaliar o software utilizando instrumentos qualitativos e quantitativos, incluindo opiniões e sugestões de estudantes de medicina e enfermagem. Hipótese: a utilização do software pode tornar o ensino mais atraente, ágil e adequado às tecnologias de comunicação e educação contemporâneas e permitirá ao usuário compreender as reais consequências da hipertensão arterial sobre o coração. Metodologia: O software foi desenvolvido a partir de um banco de imagens do próprio autor utilizando o autor de multimídia Flash®, que permite a elaboração de animações e simulações em linguagem vetorial, resultando em arquivos compactos que podem ser disponibilizados através da Web ou em mídias ópticas e magnéticas. A avaliação do produto final foi feita por estudantes de medicina e enfermagem. Resultados: O software foi concluído e bem avaliado pelos estudantes do curso de medicina (n=38) e enfermagem (n=18) da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC/SP, cujos testes realizados pré-utilização e pós-utilização do material, mostrou consistente crescimento do conhecimento, seja por auto-avaliação ou por questões objetivas abertas. Conclusão: O software utilizando a ecocardiografia mostrou-se eficiente em facilitar o entendimento das repercussões causadas pela hipertensão arterial no coração, tendo em vista a complexidade deste conteúdo didático. O software poderá ser útil a estudantes, profissionais e docentes da área da saúde
Abstract: Hypertension is a disease of high prevalence, oligosymptomatic, with low rates of blood pressure control and with serious consequences if not treated properly. The involvement of target organs can lead to serious restrictions in the quality of life on affected individuals, high financial costs to society and the public health system on Brazil (Sistema Único de Saúde). Echocardiography has an important role in risk stratification and clinical management of these patients. Moreover, the exam allows to visualize the structure and the functional characteristics of the heart, which can be an additional tool for teaching students and health professionals in training. The use of educational software in the medical field provides an interactive and autonomy learning. Objective: To use the images of echocardiography to develop software that will apply as a tool for the education of student health, allowing comprehend of normal cardiac structure and function and the heart compromised by hypertension. The secondary objective was to evaluate the software using qualitative and quantitative tools, including opinions and suggestions of students of medicine and nursing. Hypothesis: The use of the software can make teaching more attractive, agile and appropriate to communication technologies and contemporary education and allow the user to understand the real consequences of hypertension on the heart. Methodology: The software was developed from the author's own database of images using the author multimedia Flash® which allows the creation of animations and simulations in vector language, resulting in compact files that can be made available through the Web or on optical and magnetic media. The evaluation of the final product was made by students of medicine and nursing. Results: The software was well evaluated by students of medicine (n = 38) and nurses (n = 18) of the Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC/SP, whose pre and post-tests of the material showed consistent growth of knowledge, either through self-assessment or objective open questions. Conclusion: The software using the echocardiography was effective in making easier the understanding of the impact caused by hypertension in the heart, in view of the complexity of educational content. The software can be useful to students, teachers and professionals in the health field
Palavras-chave: Hipertensão (complicações)
Ecocardiografia
Educação em saúde
Software
Hypertension (complications
Echocardiography
Health education
Software
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Segamarchi, Fábio Abdalla. Ecocardiografia como auxílio didático no estudo da morfologia, fisiologia e fisiopatologia do coração na hipertensão arterial. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9467
Data de defesa: 19-Jun-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabio Abdalla Segamarchi.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.