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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9240
Tipo do documento: Dissertação
Título: Indústria cultural: a mercantilização da arte e da cultura?
Autor: Santos, Rosângela Vieira dos
Primeiro orientador: Moraes, Antônio Carlos de
Resumo: A produção capitalista fundamentada na mercadoria se desenvolve de maneira a encontrar terreno fértil para alcançar seus objetivos de lucro e sucesso financeiro, transformando funções da consciência social humana em elementos puramente mercantis. A indústria cultural é um vigoroso exemplo neste sentido. Adorno e Horkheimer, expoentes da Escola de Frankfurt, percebem esta situação de exploração e inauguram o debate sobre o tema. Contudo a arte e a cultura vão além do caráter limitador da exploração e cooptação capitalista e compreender estas situações torna-se necessário. Assim, uma abordagem que transita entre Economia Política e a Filosofia é um ponto de partida para um estudo à luz da concepção marxista que resultará numa ambiguidade que identifica a mercantilização e também um bem que tem sua origem essencialmente na liberdade, que tem em sua composição orgânica identidade, valores e sentido
Abstract: The capitalist production based on goods finds a breeding ground to achieve its profit goals and economic success, turning elements of human social conscience in mercantile. The culture industry is a vigorous example on this way. Adorno and Horkheimer, exponents of the Frankfurt Scholl, notice this situation of exploration and open the conversation of the subject. However, arts and culture goes beyond the frontiers of capitalist cooptation and exploitation; thus, it is necessary to understand this relationship. Therefore, the theoretical approach moving between Political Economics and Philosophy is a good starting point to studies based on marxist conceptions that will bring an ambiguity able to identify the commodification and also identify goods that have their origin in freedom, and that have in their organic composition identity, values and sense
Palavras-chave: Indústria cultura
Arte
Cultura
Mercadoria
Culture industry
Art
Culture
Goods
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Economia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política
Citação: Santos, Rosângela Vieira dos. Indústria cultural: a mercantilização da arte e da cultura?. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9240
Data de defesa: 9-Aug-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política

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