???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9209
Tipo do documento: Dissertação
Título: A inserção brasileira no circuito internacional de capitais nos anos 70 e 90 - Uma análise comparativa
Autor: Diniz, Juciara M. 
Primeiro orientador: Pamplona, João Batista
Resumo: Nas décadas de 70 e 90 o Brasil esteve inserido na circulação internacional de capi-tais. Os dois períodos apresentaram muitas características semelhantes, mas também dife-renças muito fortes, ligadas sobretudo aos momentos histórico-estruturais muito distintos vividos tanto pelo próprio país quanto pela economia internacional. Nos dois momentos, as autoridades governamentais promoveram políticas de forte atração de capitais externos, segundo seus objetivos de política doméstica, que em última instância envolviam a busca pela diminuição da histórica restrição externa da economia brasileira, mas seguindo dife-rentes modelos de desenvolvimento econômico. Os anos 70 foram caracterizados pela internacionalização do crédito bancário, cuja captação era justificada pela absorção de poupança externa; na segunda metade da década, essa absorção permitiria levar a cabo o processo de substituição de importações que permitiria ao Brasil diminuir sua vulnerabili-dade a choques econômicos adversos de natureza externa. Nos anos 90, a diminuição da vulnerabilidade seria alcançada por meio da inserção associada e interdependente no cir-cuito global de circulação da riqueza. Não obstante, o que se observou é que ao fim de cada período, apesar de terem distintos desdobramentos sobre a economia brasileira, a restrição externa e a condição de dependência, foram reafirmadas na medida em que a excessiva elevação do passivo externo ampliou a necessidade de financiamento dos défi-cits de transações correntes e aumentou a vulnerabilidade do país a choques externos. Esta dissertação se propõe a examinar as formas de inserção do Brasil no circuito internacional de capitais nesses dois momentos anos 70 e anos 90 , passando pela dis-cussão das particularidades dos fluxos de capitais envolvidos. A análise da inserção brasi-leira passa por evidenciar as políticas de atração de capitais externos, sua justificativa, os instrumentos desenvolvidos e utilizados para promover a internalização dos recursos, a magnitude dos fluxos que caracterizam o balanço de pagamentos, os impactos sobre o passivo externo brasileiro, assim como as conseqüências dessa captação de recursos exter-nos sobre o crescimento econômico brasileiro.
Palavras-chave: Captação de recursos externos
Finanças internacionais
Mercado de capitais -- Brasil
Fluxo de capitais -- Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::BALANCO DE PAGAMENTOS; FINANCAS INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Economia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política
Citação: Diniz, Juciara M.. A inserção brasileira no circuito internacional de capitais nos anos 70 e 90 - Uma análise comparativa. 2005. 178 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9209
Data de defesa: 25-Nov-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao juciara.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.