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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5317
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gêneros e figurinos no cinema de Hitchcock
Autor: Santos, Priscila Tatiane dos 
Primeiro orientador: Motta, Leda Tenorio da
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar a questão dos gêneros em filmes de Hitchcock, compreender a maneira como se dão a distribuição dos papéis sexuais, a recorrência ao tipo fálico de construção do feminino e entender os diferentes tipos maternais e a ambiguidade das categorias genéricas. O objetivo específico é examinar essas configurações genéricas a partir do figurino. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e filmográfica. As principais referências são obras teóricas e críticas sobre o cinema clássico narrativo hollywoodiano e sobre o cinema de Hitchcock. Para o problema dos gêneros, o Mestrado se apoia nas três Contribuições à Psicologia do Amor de Freud. O Estranho, também de Freud, é a base teórica para a articulação entre misoginia e estranho, vale dizer, a questão da mulher como sinistra. Há chaves particularmente interessantes para a compreensão dessa questão em O Tabu da Virgindade. Imagens, cenas e sequências as mais significativas, que melhor demonstram o papel do figurino na configuração dos gêneros dos filmes que compõem o corpus serão analisadas para compreender como esses tipos femininos, masculinos e suas ambiguidades são construídos pelo figurino. Principalmente nessa abordagem dos gêneros, é indispensável a análise de filmes de Hitchcock pois, ao confundir os papéis sexuais por embaralhar as categorias genéricas, o diretor quase chega à homossexualidade, que, ligada às roupas, será analisada em personagens homossexuais quase explícitos. Este estudo parte da principal hipótese de que o cinema de Hitchcock coloca em crise as categorias de gêneros, embaralha a distribuição dos papéis sexuais e constrói personagens sexualmente ambíguos, ao menos, desde 1940. A hipótese secundária é a de que essas configurações genéricas nuançadas podem ser lidas através do figurino
Abstract: In general, this work aims at analyzing the matter of genders in Hitchcock s motion pictures, understanding his reference to the phallic type of femaleness, the different maternal kinds, the ambiguity in generic categories and how sex roles are distributed in his movies. Specifically, it addresses the examination of these generic configurations from costume design s point of view. This work s methodology consists of bibliographic and filmographic research. The main references are theoretical and critical works about Hollywood s narrative classic cinema and works about Hitchcock s cinema. As for the matter of genders, this work bases on Freud s three Contributions to the Psychology of Love. Freud s concept of The Uncanny is the theoretical basis for the articulation between misogyny and the uncanny, i.e., the matter of the woman as sinister. There are particularly interesting keys to the comprehension of this question in The Taboo of Virginity. Images, scenes and sequences the most significant ones, which demonstrate the costume design role in gender configuration from the movies that make up the corpus will be analyzed so as to understand how these female and male types and their ambiguities are constructed by costume design. Especially in this approach to genders, the analysis of Hitchcock s movies is paramount, because, by mixing up sex roles through shuffling generic categories, the director almost reaches homosexuality, which, linked with clothes, will be examined in almost-explicit homosexual characters. This study arises from the hypothesis that Hitchcock s cinema has broken down gender categories, shuffled sexual role distribution and built sexually ambiguous characters at least since 1940. As a secondary hypothesis, it is presented that the nuanced generic configurations can be interpreted through costume design
Palavras-chave: Cinema
Gêneros
Figurino
Genders
Costume
Design
Hitchcock, Alfred -- Sir -- 1899-1990 -- Critica e interpretacao
Personagens cinematograficos
Vestuario
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Santos, Priscila Tatiane dos. Gêneros e figurinos no cinema de Hitchcock. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5317
Data de defesa: 24-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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