???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5313
Tipo do documento: Dissertação
Título: A fotografia sob a ótica processual: Antropologia da Face Gloriosa de Arthur Omar
Autor: Soares, Camila Mangueira 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: A presente pesquisa trata de uma análise processual do ensaio fotográfico Antropologia da Face Gloriosa do artista brasileiro Arthur Omar, a partir dos materiais ligados a obra, como livros, vídeos, sites e textos que apresentam parte de sua produção e discussões sobre a natureza fotográfica. Observaremos aspectos da criação do artista que incluem a articulação de linguagens (música e vídeo), redes culturais, inter-relações entre algumas de suas obras, tendências criativas, relações com a matéria-prima, interações com o campo antropológico, dentre outros. Para dar conta de uma obra que adquire várias versões e portanto, remete a certa continuidade no tempo a partir das operações de gestos não lineares de intervenção do artista, recorremos a base teórica dos fundamentos da Crítica de Processo de Cecilia Salles, apoiados pela semiótica de Charles Sanders Peirce. Também teceremos, ao longo do trabalho, diálogos com estudiosos da imagem e da comunicação como Roland Barthes, Philippe Dubois, Arlindo Machado, Rubens Fernandes, dentre outros; da cultura como Mikhail Bakhtin e Iuri Lotman; e com antropólogos como Massimo Canevacci e José da Silva Ribeiro. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar que trava diálogos entre Crítica de Processo, Antropologia, Semiótica e Comunicação. Deste modo, dentro da complexidade atual que envolve as produções fotográficas brasileiras, propõe-se apresentar caminhos investigativos de análise da imagem fotográfica que compreendem os processos de criação, enriquecendo assim as maneiras de se refletir sobre fotografia e suas relações com outras áreas, como a antropologia
Abstract: The present research approaches a procedural analysis of the photo shoot Anthropology of the Glorious Face , by Brazilian artist Arthur Omar, from materials connected to his work, such as books, videos, sites and texts that present part of his production and discussions involving photographic nature. We will observe aspects of the creation of the artist that include the articulation of languages (music and video), cultural networks, inter-relations among some of his work, creative tendencies, relations to raw material, interactions to the anthropological field, among others. To be able to embrace a work that acquires several versions and therefore addresses to certain time continuity from actions of non linear gestures of the intervention of the artist, we will recur to the theoretical basis of fundaments in the Process Critique articulated by Cecilia Salles, based on Charles Sanders Peirce's semiotics. We will also build, during this research, dialogues with researchers of image and communication such as Roland Barthes, Philippe Dubois, Arlindo Machado, Rubens Fernandes, among others; and researchers of culture, such as Mikhail Bakhtin and Iuri Lotman; as well as anthropologists such as Massimo Canevacci and José da Silva Ribeiro. This is an interdisciplinary research that creates dialogues among Process Criticism, Anthropology, Semiotic and Communication. Therefore, within the modern complexity that involves Brazilian photographic productions, we propose to present investigative ways to analyze photographic images that comprehend creative processes, enriching the ways to reflect upon photography and its relations to other areas, such as anthropology
Palavras-chave: Semiótica
Crítica de processo
Fotografia
Antropologia
Communication
Semiotics
Process critique
Photography
Anthropology
Redes de relacoes sociais
Web 2.0 (Sistema de recuperacao da informacao)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Soares, Camila Mangueira. A fotografia sob a ótica processual: Antropologia da Face Gloriosa de Arthur Omar. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5313
Data de defesa: 24-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila Mangueira Soares.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.