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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5091
Tipo: | Tese |
Título: | A fotografia expandida |
Autor(es): | Fernandes Junior, Rubens |
Primeiro Orientador: | Machado, Arlindo |
Resumo: | Entre todas as manifestações visuais do século XX, acreditamos que a fotografia é a que guarda uma mágica insinuação de 'veracidade'. Mesmo quando ela foi atacada e julgada menor, a fotografia trilhou sua objetividade óbvia para, aos poucos, ocupar um espaço que fosse suficiente para causar uma inversão e encontrar a errática trilha, que a tomasse, simplesmente, arte. Por essa ótica, não será mais preciso justificar nada, falar de nada, flagrar o nada. A fotografia se expandiu. Quando falamos em fotografia expandida, queremos enfatizar a importância do processo do artista, para justificar a tese de que a fotografia também se expandiu em termos de flutuação ao redor da tríade peirciana. Ou seja, essa ampliação do signo fotográfico se deu graças ao arrojo dos artistas mais inquietos, que timidamente, iniciaram esse percurso para podermos afirmar que hoje a fotografia também é símbolo. Para superar os paradigmas tão fortemente impostos pelos fabricantes de equipamentos e materiais, aos poucos, surgiu exuberante uma fotografia outra, que não só questionava os padrões impostos pelos sistemas fotográficos, como também transgredia a gramática do fazer fotográfico. Interessa-nos apontar para a importância desse fazer e, para isso, desenvolvemos algumas possibilidades, considerando as estratégias propostas por Andreas Müller-Pohle, e os diversos procedimentos que poderemos desenvolver para ampliar as opções das estratégias. A fotografia brasileira contemporânea, particularmente a fotografia expandida, tem uma incrível ressonância no circuito internacional, e vem sendo exibida como uma das poucas manifestações visuais que soube estar em sintonia com as diferentes tendências das últimas décadas. Para confirmar sua importância visual e conceitual, recortamos o universo contemporâneo na produção de quatro artistas brasileiros - Cássio Vasconcellos, Kenji ata, Eustáquio Neves e Odires Mlászho - que produzem imagens totalmente diferentes, a partir de procedimentos tão diversos. A fotografia expandida tem ênfase no fazer, nos processos de trabalho e na busca criativa de uma imagem que seja suficientemente perturbadora. A fotografia expandida é desafiadora, porque subverte os modelos e desarticula as referências. Ao mesmo tempo que o sujeito enfrenta o processo de trabalho com criatividade e sutilezas, o observador toma-se cúmplice, maravilhado que fica pelo percurso do artista. Saber entender essas conexões, com certeza, ampliará nossas percepções |
Abstract: | Among all the visual arts from the 20th Century, we believe that photography is the one that expresses a magic 'truthfulness '. Even when photography was considered an inferior visual art, it found its own objectivity in order to occupy a reasonable place and, look for its own way, that could transform it into art. From this point of view, there is no need to say anything. Photography has expanded. When we talk about expanded photography, we would like to emphasize the importance of the artist's process, in order to prove the thesis that photography itself has also expanded in terms of floating around the peircian triad.This means that the enlargement of photographic signs have taken place thanks to the attitude of certain artists, that in a very timid way, could initiate this path from which photography, nowadays, can be also considered a symbo1. In order to overcome the paradigms imposed by the equipments and material producers, slowly appeared another exuberant type of photography, one that not only has questioned these standards, but also the making language of photography. What matters to us is the importance of this making process. And for it, we have developed some possibilities considering the strategies proposed by Andreas MülIer-Pohle, and all the diverse proceedures that can be used to amplify some strategic options. The contemporary brazilian photography, particularly the expanded one, has an increadible repercussion in the international set, and is being exhibited as some of the few manifestations that has learned how to be in syntony with these tendencies in the last decades. In order to confirm its visual and conceptual importance, we have chosen the contemporary production of four brazilian artists - Cássio Vasconcellos, Kenji ata, Eustáquio Neves e Odires Mlászho - that produce completely different results from such diverse proceedures. The expanded photography emphasizes the working process and the creative search for an image that is sufficient1y disturbing. It is also challenging, because it reverts the models and disarrange the references. At the same time that the subject faces the working process with its creativity, the expectator becomes its accomplice, enchanted by the artist's trajectory. Understanding these connections will, certainly, enlarge our perceptions |
Palavras-chave: | Vasconcellos, Cassio -- Critica e interpretacao Ota, Kenji -- Critica e interpretacao Neves, Eustaquio 1955- -- Critica e interpretacao Mlaszho, Odires -- Critica e interpretacao Fotografia Fotografia expandida Comunicacao e Semiotica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Fernandes Junior, Rubens. A fotografia expandida. 2002. 286 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5091 |
Data do documento: | 12-Dez-2002 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
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