REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Tese
Título: Chico Science & Nação Zumbi: um estudo sobre o hibridismo e as relações entre música popular, mídia e cultura
Autor(es): Silva, Herom Vargas
Primeiro Orientador: Pinheiro, Amálio
Resumo: A tese em questão tem como objetivo a análise das canções do grupo pernambucano Chico Science & Nação Zumbi, um dos principais mentores e articuladores do Manguebeat, movimentação musical e artística que tomou corpo em Recife nos anos 1990. A abordagem se dá por meio do conceito de hibridismo, a partir da particularidade cultural mestiça da música popular latino-americana. As canções analisadas são dos discos Da Lama ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996). Excluem-se, portanto, os trabalhos lançados pela Nação Zumbi sem Chico Science, falecido em fevereiro de 1997. O trabalho se baseia no estudo das maneiras que o hibridismo se processou nas canções, nas misturas entre ritmos, gêneros e informações tradicionais de Pernambuco e do Nordeste (maracatu, coco, ciranda, embolada, baião etc.) e as formas musicais das tradições da música pop e da black music norte-americanas (rock, funk, soul music e rap) e do pop jamaicano (reggae, raggamuffin e dub). A discussão se fundamenta em dois pontos. Em primeiro lugar, no debate teórico-ideológico que deu origem, em parte, ao Manguebeat, entre as posições tradicionalistas e "essencialistas" defendidas pelo Movimento Armorial nos anos 1970 e consolidadas nas teses do professor e escritor Ariano Suassuna, secretário de Cultura de Pernambuco entre 1994 e 1998, e as posturas antropofágicas e híbridas assumidas pelos grupos do Manguebeat ao mesclarem as tradições locais com as informações culturais globalizadas. Em segundo lugar, na relação que a proposta Mangue e a música de Chico Science & Nação Zumbi mantém com a tradição de misturas presente nas músicas populares latino-americanas, seja no samba brasileiro, nas músicas cubanas e do Caribe ou no tanga argentino, o que comprova e explica, no nosso entendimento, boa parte da criatividade musical brasileira e latino-americana
Abstract: The aim of this thesis is to analyze songs of the group Chico Science & Nação Zumbi, from Pernambuco, one of the main initiators and organizers of Manguebeat, musical and artistic movement developed in Recife during the 1990's. The conceptual approach is based on hybridism, based on crossbred cultural peculiarities of Latin-American popular music. The songs analyzed were from the records Da Lama ao Caos (1994) and Afrociberdelia(1996). It is excluded, therefore, works by Nação Zumbi without the participation of Chico Science, deceased in February, 1997. The work is based on the study of the ways hybridism occurred in songs, in rhythm mixtures, genres and traditional information from Pernambuco and from Northeast (maracatu, coco, ciranda, embolada, baião, and so on) as well as musical formats traditional in North-American pop music and black music (rock, funk, soul music e rap) and Jamaican pop (reggae, raggamuffin and dub). The discussion is based on two points. First, on the theoretical-ideological debate that, partly, originated Manguebeat, considering traditionalist and essentialist positions upheld by Armorial Movement in the 1970's and consolidated in the thesis of Ariano Suassuna, teacher, writer and Secretary of Culture of Pernambuco between 1994 e 1998, and anthropophagic and hybrid positions taken by Manguebeat groups when they mix local traditions with cultural globalized information. Secondly, on the relation maintained by Mangue proposal and Chico Science & Nação Zumbi music with traditional mixtures present in Latin-American popular music, be them, Brazilian Samba, Cuban and Caribbean songs or Argentinean tango, what we believe proves and explains, in great part, Brazilian and Latin-American musical creativity
Palavras-chave: Chico Science & Nacao Zumbi (Grupo musical)
Manguebeat (Movimento musical)
Musica popular -- Brasil
Nacao Zumbi
Hibridismo
Comunicacao e Semiotica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Silva, Herom Vargas. Chico Science & Nação Zumbi: um estudo sobre o hibridismo e as relações entre música popular, mídia e cultura. 2003. 226 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5031
Data do documento: 30-Dez-2003
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