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Tipo do documento: Tese
Título: Relações culturais e comunicativas no processo de criação do compositor Gilberto Mendes
Autor: Zago, Rosemara Staub de Barros 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo, compreender o processo de criação do compositor Gilberto Mendes (1922 -), a partir da análise dos registros materiais que o compositor utilizou durante as construções de suas obras musicais. Dentre os documentos analisados, destacamos: seu caderno de anotações, cartas, projetos e esboços de suas obras. Para dialogar com a complexidade de informações que encontramos nos registros, adotamos como arcabouço teórico a Semiótica de Charles Sanders Peirce, que discute o processo da ação do signo e a Crítica Genética, como principal ferramenta para a descrição, interpretação e análise dos documentos de processo. Divididos em três capítulos, apresentamos no primeiro capítulo: os aspectos culturais que "nutriram" a vida do artista, a Crítica Genética como ferramenta teórica de análise dos "documentos de processo" e a descrição do que encontramos nesses documentos. No segundo capítulo, discutimos a "tendência", rumo ou propósito que move a construção de seu projeto poético. Das suas relações culturais e comunicativas entre o conjunto das obras musicais e com o mundo cultural, envolvendo a música, o cinema americano da primeira metade do século XX e as artes visuais modernas. E, no terceiro capítulo, analisamos a linguagem verbal, visual e cinematográfica, como veículos de tradução intersemiótica, utilizadas pelo compositor durante o percurso de criação de suas obras musicais. Nas considerações finais, chegamos ao término do trabalho, conhecendo um pouco mais acerca dos mecanismos do processo de criação artística e das suas relações culturais e comunicativas
Abstract: The objective of this research is to understand lhe process of creation of Gilberto Mendes (1922 -) composer, based on lhe analysis of materiais that he used during lhe construction of his musical work. Among lhe analysed papers, we should emphasize his notebook, letters and his work project. To understand lhe complexity of information that we found in lhe registers, we follow as theoric framework, lhe Semiotic by Charles Sanders Peirce, that discusses lhe sign action process, and lhe Genetic Criticism, as lhe main tooll for lhe description, interpretation and analyses of lhe process papers. Oivided in three chapters, we show in lhe first one lhe cultural aspect that "guided" lhe artist life, Genetic Criticism as a theoric tooll to analyse lhe "process papers", and lhe description from what we found in these documents. In lhe second chapter, we discuss about lhe "tendency" and purpose that follows lhe construction of lhe composer's poetic project, his cultural and communicative relation between his musical work and his cultural background, envolving lhe music, lhe american cinema, in lhe first half of lhe 20 th century, and lhe medem visual arts. Finally, in lhe third chapter, we analyse lhe verbal, visual and cinematographic language as means of intersemiotic translation, used by lhe composer during lhe creation development of his musical work. To summarize, we gol to lhe end of lhe work knowing a little more about lhe mechanism process of his artistic creation and his communicative and cultural relation
Palavras-chave: Mendes, Gilberto 1922- -- Critica e interpretacao
Criacao (Literaria, artistica, etc.)
Critica genetica
Musica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Zago, Rosemara Staub de Barros. Relações culturais e comunicativas no processo de criação do compositor Gilberto Mendes. 2002. 239 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5013
Data de defesa: 30-Mar-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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