REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4949
Tipo: Tese
Título: Globo e Universal - tudo a ver: a disputa mercadológica pelo controle do imaginário popular - ofensiva e contra-ofensiva retórica
Título(s) alternativo(s): Globo and Universal - one and the same: marketing struggle to gain control over people's imaginary - a rhetoric attack and counteratack
Autor(es): Bazanini, Roberto
Primeiro Orientador: Menezes, Philadelpho
Resumo: O termo retórica tem recebido através dos séculos definições estereotipadas pejorativas, caracterizando-se por ser meramente um amontoado de palavras brilhantes na forma, porém destituído de conteúdo. Convence, comove, agrada transmitindo mensagens que estariam distante de qualquer realidade. Esse trabalho analisa essa forma de estereótipo e suas conseqüências para o entendimento do papel da comunicação dentro das organizações. Propõe e desenvolve um novo enfoque dentro da perspectiva metodológica da Rhetorical Criticism: a pluralidade de referencial teórico para interpretação do ato retórico, nos quais estarão presentes perspectivas de análises voltadas criticamente para análise das mensagens das organizações, utilizando, para esse estudo de caso a disputa mercadológica das Organizações Globo x Igreja Universal do Reino de Deus pelo controle do imaginário popular. Entre os dias 22 de dezembro/95 e 08 de janeiro de 1996,um dos temas que recebeu grande destaque nas conversas de rua, na mídia impressa e eletrônica foram as denúncias apresentadas contra a igreja Universal do Reino de Deus (I.U.R.D) pelo ex-pastor da igreja, Carlos Magno, através de uma fita de vídeo, veiculadas inicialmente pelo Jornal Nacional e Jornal da Noite da Rede Globo de Televisão e pelas revistas Veia e Isto É da Editora Abril. Em conseqüência dessas denúncias contra os líderes da I.U.R.D., uma avalanche de novas e surpreendentes acusações ocorriam: ex-pastores e mesmo membros da igreja, vieram a público revelar práticas enganosas da exploração da boa fé, extorsões, sonegação de impostos e até mesmo, envolvimento com o narcotráfico internacional. Denúncias e mais denúncias se sucederam, cogitou-se na cassação da autorização de funcionamento da Rede Record de Televisão por parte do ministério público, uma vez que seus proprietários, diante dos fatos que vieram a público, não poderiam ser mais considerados pessoas idôneas. A imagem da I.U.R.D. em relação aos seus fiéis e a opinião pública, de um modo geral, ficou profundamente abalada. Enquanto as denúncias se sucediam, a I.U.R.D. inicia a partir do dia 27 de dezembro (cinco dias após a primeira denúncia), a contra-ofensiva retórica através de uma "campanha de esclarecimento" veiculada pelo programa 25ªhora da TV Record estrategicamente planejada e sustentadas em três procedimentos básicos: no primeiro momento desmente os fatos divulgados pelo Jornal Nacional, no segundo momento põe em dúvida a seriedade e idoneidade da Rede Globo de Televisão, acompanhado do Manifesto dos Pastores dirigido as autoridades e a população brasileira, assinado também por inúmeras outras denominações evangélicas em apoio incondicional a I.U.R.D.. Finalmente, promove passeatas públicas em cinco Estados do Brasil. Desse modo, com a realização de uma "campanha de esclarecimento", através do programa 25ª hora, veiculados no dia 27,28 de dezembro, 02,03, 04,05,06 e 08 de janeiro, os líderes da I.U.R.D. conseguiram mudar inteiramente uma situação constrangedora, perante a opinião pública, revertendo a condição inicial de réus para situação de vítimas. Esse fato que mereceu grande destaque nos meios de comunicação dos principais países do mundo, ficou reduzido apenas à mais uma fato jornalístico. Entendemos ser esse episódio bastante representativo e instrutivo para o universo da comunicação no sentido de elucidar a fragilidade do estereótipo da atividade retórica como discurso vazio, fornecendo excelente material para a análise retórica do poder, revelando a influência da palavra para acusar e defender, criticar e enaltecer, explicar e confundir, propor e justificar realidades conhecidas ou pretendidas em defesa dos interesses das organizações, questionarmos seu sentido ético, uma vez que, em nossos dias, a aplicação da análise retórica como instrumento de pesquisa do discurso organizacional, tornou-se uma tendência natural em virtude da proliferação de haver cada vez mais pessoas jurídicas exercendo o papel de retores
Abstract: The word "Rhetoric" has been given stereotyped, derogatory acceptations through the centuries, being characterized merely as a flush of brilliant words, without any content. It convinces, moves pleases by conveying messages which would be far from reality. The present essay analizes this stereotype and the consequences to the understanding of the role of communication within coorporations; it also establishes a new point of view within the methodology perspective of the "Rhetorical Criticism": The multitude of theoretical references to the interpretation of the rethorical act, in which analytical perspectives towards the critical analysis of the messages of the coorporations are to be considered; as a reference, we analyze the case of Globo Tv Network versus the Igreja Universal do Reino de Deus (Universal Church of the Kingdom of God), a dispute for people's mind. From december 22, 1995 to January 8, 1996, one of the most popular themes in the press was the disclosure of the secrets of the Igreja Universal do Reino de Deus (I.U.R.D.) by a former preacher, Carlos Magno, by means of a video tape fIrst shown in Jornal Nacional and Jornal da Noite, of Globo TV, and in magazines Veja and Isto É, of Abril Press. Due to such disclosure, a number of new accusations took place: former members of I.U.R.D. mentioned exploitation of faith, blackmail, tax evasion, and even involvement in the international drug dealing market. The govemment considered revolking Record TV license, since its owners (I.U.R.D. members) could no longer be considered 'honorable persons'. I.U.R.D.'s image to its members and to the public as a whole was deeply damaged. In the meantine, I.U.R.D. started, from december 27 (five days after the disclosure), a rhetorical counter-offensive by means of an "explanation campaign" presented in the programa "25ªHora" of Record TV, strategically planned and based in three distinct procedures: first, the facts mentioned in Jornal Nacional were denied; second, I.U.R.D. questioned Globo's rectitude and seriousness, ending up by sponsoring the so-called "Preacher's Manifest" to the Brazilian Authorities and population, also unreservedly supported by other evangelical churches. Finally, a series of demonstrations in five states was carried out. Thus, by means of such "campaign"(from dec. 27 to jan. 8), I.U.R.D.'S leaders got to change their embarassing situation, becoming victims, rather than defendants. This fact, which was thouroughly commented on in many countries, was reduced to a mere journalistic fact. From our point of view, this fact is highly significant to the universe of communication for it may elucidate the fragility of stereotype in the rhetorical activity, while it also provides excellent material to the rhetorical analysis of power, by revealing the influence of speech to accuse and defend, criticize and praise, explain and confuse, propose and justify realities, both know or imaginary, in defence of coorporative interests. It is therefore necessary to question the ethic sense of it, since nowadays the rhetorical analysis as an instrument of research of the organizational speech has become a natural tendency due to the increase of the number of coorporations which act as rethoricians
Palavras-chave: Comunicacao de massa -- Critica
Igreja Universal do Reino de Deus
Rede Globo de Televisao
Jornal Nacional
Midia
Programa 25ª Hora
Rede Globo
Rhetorical criticism
Comunicacao e Semiotica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Bazanini, Roberto. Globo e Universal - tudo a ver: a disputa mercadológica pelo controle do imaginário popular - ofensiva e contra-ofensiva retórica. 1998. 273 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4949
Data do documento: 25-Fev-1998
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberto Bazanini.pdf
  Restricted Access
12,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.