REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Dissertação
Título: Televisões regionais: o processo de comunicação entre a Rede Globo e as afiliadas
Autor(es): Pachler, Lilian Cristina
Primeiro Orientador: Machado, Arlindo
Resumo: Este trabalho busca examinar o processo de comunicação entre a Rede Globo e as suas afiliadas, bem como as distintas relações existentes nessa parceria, que também envolve funcionários e comunidade. A história mostra que a Globo nasceu e cresceu querendo ser a maior rede do Brasil. Até o início de 2006, eram 119 emissoras espalhadas de norte a sul do país. Mas para que o Padrão Globo de Qualidade seja respeitado por todas essas afiliadas, existem regras, que em linhas gerais são iguais para todas as emissoras da Globo. Por outro lado, não podemos desconsiderar que cada uma possui características próprias e que para entender como uma afiliada funciona, de que maneira é estruturada e em que condições desenvolve um trabalho regional, foi necessário escolher e mergulhar no dia-a-dia de uma delas. Escolhemos a TV Diário, de Mogi das Cruzes, uma das afiliadas da Globo, no estado de São Paulo, e a escolha se justifica pelo fato da realizadora desta pesquisa ter trabalhado nessa redação, entre os anos de 2003 e 2005. Para realizar este trabalho, foram feitas entrevistas com os funcionários e visitas à Globo São Paulo. Mesmo assim, para não corrermos o risco de reduzir a complexidade da relação entre a Globo e as afiliadas a uma só experiência, buscamos examinar o funcionamento de outras emissoras, com auxílio de alguns pesquisadores, que, em investigações anteriores, nos revelaram os bastidores de emissoras regionais, como: RBS (Rede Brasil Sul), responsável pela retransmissão do sinal da Globo nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão), com três emissoras no estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, e a TV Modelo, de Bauru, que foi a primeira afiliada da Rede Globo. Assim, foi possível identificar que o padrão estabelecido pela Globo é um só e que as regras para representar a maior rede de televisão do país são rígidas, mas que também existe espaço para produzir e inovar, e que isso não depende só da capacidade de aproveitar as brechas e da criatividade dos profissionais, mas também da condição financeira da afiliada para custear profissionais e equipamentos
Abstract: This monograph tries to scrutinize the communication process between Globo Network and its affiliates, as well as many other aspects of this partnership, which involves also its their workforce and local communities. History has shown that Globo was born and got bigger looking always to become the leading Brazilian television network. On February 2006, Globo Television Network had 119 affiliated stations scattered all over Brazil. But to impose what became known as Globo Quality Standards upon all its partners, it had to set up a bunch of strict rules, which are followed without any exception by all Globo affiliates. But each one of them has its own set of characteristics. So to understand the way they operate, to identify their internal structure and how they relates with the local community, its necessary to examine each station daily routine. We chose TV Diario, based in the city of Mogi das Cruzes, São Paulo and one of the Globo affiliates, as our case to study. Another reason for the choice is the fact that the author of this monograph worked at TV Diario news desk from 2003 till 2005. To perform our work we have interviewed members of the TV Diario workforce and visited the national coordination desk at Globo TV in São Paulo. To avoid any bias in the results by using just one Globo affiliate as a case study, we have decided to enlarge our research including other stations, such as the RBS (Rede Brasil Sul) that feeds Globo Television programs to Southern Brazilian states (Rio Grande do Sul and Santa Catarina), the EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão), that controls three regional TV stations in the state of São Paulo and one in the state of Minas Gerais; and TV Modelo, based in the city of Bauru, the first local TV station to get the status of Globo affiliate in Brazil. Our research allowed us to find out that Globo has only one set of quality standards for all its affiliates but leaves enough space for them to innovate and produce their own local programs. These open spaces rely not only on the creativity of their staff but also on the capacity of the affiliates to invest in new professionals and technical equipment
Palavras-chave: Afiliada
Televisão regional
Rede Globo
Cultura Organizacional
TV Diário de Mogi das Cruzes
Affiliate
Regional Television
Globo Network
Organizational culture
TV Diario, from Mogi das Cruzes
Rede Globo de Televisao
Televisao -- Estacoes -- Brasil
Teledifusao -- Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Pachler, Lilian Cristina. Televisões regionais: o processo de comunicação entre a Rede Globo e as afiliadas. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4824
Data do documento: 12-Set-2006
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