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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4700
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os modos de contar: estudos da telenovela brasileira
Título(s) alternativo(s): Storytelling ways: studies about Brazilian soap opera
Autor: Garrán, Pablo Turbuk 
Primeiro orientador: Ferrara, Lucrécia D'Alessio
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo analisar como as telenovelas, enquanto instrumentos de comunicação de massa, operacionalizam e interferem na constituição do repertório cultural da sociedade, a partir da telenovela Amor à Vida , exibida pela Rede Globo de Televisão no período de a 20/05/2013 a 31/01/2014. Num primeiro momento traçamos um breve histórico da novela enquanto linguagem, suas origens na literatura e na narrativa oral e sua interface com o cinema; num segundo, examinamos o papel da telenovela enquanto veículo difusor de massa, suas contradições e a telenovela enquanto produto e no terceiro momento tratamos do uso dos recursos de imagem como estratégias de comunicação, abordando: fotografia, iluminação, cenários, figurino, maquiagem, tomada de câmera, cortes, duração de cenas, entre outros elementos. Trabalhamos com as teorias de comunicação desenvolvidas por Gabriel Tarde, assim como com outros autores que contribuem para a formulação desta análise, como Propp. Para a análise da telenovela, o trabalho com pesquisa documental foi a opção em virtude da base desta investigação se dar a partir das fontes escritas primárias, ou seja, ainda sem tratamento analítico, como por exemplo jornais, revistas e sites
Abstract: This research aimed to analyze how the soap operas, as mass communication tools, operationalize and interfere in the constitution of society cultural repertoire, from the soap opera "Amor à Vida", displayed on Rede Globo Television in the period from 05/20/2013 to 01/31/2014. At the first stage we trace a brief history of soap opera as a language, its origins in literature and oral narrative and its interface with the cinema; in a second moment, we examine the role of the soap opera as mass diffuser vehicle, its contradictions and the soap opera as a product and in the third moment we discussed the use of image features such as communication strategies, approaching: photography, lighting, sets, costumes, makeup, camera angles, cuts, scenes duration, among other elements. We work with communication theories developed by Gabriel Tarde, as well as with other authors that contribute to the formulation of this analysis, as Propp. For the analysis of the soap opera, the work with documentary research was chosen because of the basis of this research occur from primary written sources, in other words, without analytic treatment, such as newspapers, magazines and websites
Palavras-chave: Telenovela
Comunicação de massa
Linguagem
Produto
Telenovela Amor à Vida
Soap opera
Mass communication
Language
Product
Soap opera Amor à Vida
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Garrán, Pablo Turbuk. Storytelling ways: studies about Brazilian soap opera. 2015. 62 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4700
Data de defesa: 16-Jun-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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