REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4631
Tipo: Dissertação
Título: A comunicação do corpo na Mímica e no Teatro Físico
Autor(es): Maldonado, Luis Eduardo Cesar
Primeiro Orientador: Greiner, Christine
Resumo: Para pavimentar um campo de estudos que conta com pouca bibliografia e muitas lacunas conceituais, realiza-se um primeiro mapeamento das mudanças dos processos de comunicação do corpo na arte da mímica, desde a Grécia Antiga até os dias de hoje, chegando ao movimento que originou o chamado Teatro Físico. No entanto, o objetivo não é, simplesmente, apresentar um panorama histórico, mas discutir problemas epistemológicos decorrentes da difusão acelerada dos treinamentos, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, no Brasil e em países europeus. Aponta-se, como uma das hipóteses principais, que a chave de algumas das imprecisões mais comuns está na banalização dos chamados processos de comunicação do corpo, que não especificam diferenças fundamentais entre Mímica, Pantomima, Commedia Dell Arte, Clown e Teatro Físico, entre outras manifestações corpóreas (artísticas e cotidianas). Tendo em vista esclarecer a singularidade dos processos, foram estudadas representações de gestos, ações e a construção de alguns pensamentos em imagens corporais e metáforas. Durante todo o percurso, fez-se necessário abordar, transdisciplinarmente, os fenômenos comunicativos (Sodré, 2000), o papel do corpo nos processos cognitivos (Damásio, 1996, 2000) e a sua relação com a cultura, tendo em vista analisar termos como dramaturgia do corpo (Greiner, 2005) e as chamadas metáforas do pensamento a partir das teorias de George Lakoff e Mark Johnson (1999, 2001).
Abstract: Abstract This work covers an area of studies that counts with little bibliography and conceptual blanks by mapping the various phases of the development of corporeal communication and, consequently the changes that took place throughout this ongoing changing process, within the context of the art of mime, since the Ancient Greece time until our present time up to the point where a characteristic series of movement originated what it is known today as Physical Theatre. It is not the intent of this work to confine the theme to its historical panorama, but rather to address episthemology matters derived from the accelerated diffusion of corporeal training, mainly after the Second World War, in Brazil and in the European Countries. One of the main hipothesis upon which this work has been developed, perhaps the very key of most inaccuracies lies in the underestimation of what is referred to as processes of corporeal communication, that do not specify the fundamental differences among Mime, Pantomime, Commedia dell´Arte, Clown and Physical Theatre, among other corporeal manifestations (artistic and otherwise). For the purpose of clarifying the singularity of the processes, studies have been made in the area of representation of gestures, actions and the construction of thoughts in corporeal images and metaphor. Throughout this process, it has been necessary to visit, transdisciplinarly, the phenomena of communication (Sodré, 2000), the role of the body within cognitive processes (Damásio, 1996, 2000) and its relation with culture, with the objective of analyzing terms such as dramaturgy of the body (Greiner, 2005) and the so called metaphor of the thought based upon the theories of George Lakoff and Mark Johnson (1999, 2001).
Palavras-chave: mimica
teatro-fisico
corpo pensante
ator criador
Luis Louis
Luis Louis
mime
physical-theatre
thinkying-body
actor as creator
Mimica
Teatro
Expressao corporal
Corpo humano
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Maldonado, Luis Eduardo Cesar. A comunicação do corpo na Mímica e no Teatro Físico. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4631
Data do documento: 1-Dez-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Luis Eduardo Cesar Maldonado.pdf
  Restricted Access
7,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.