REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45343
Tipo: Tese
Título: Caracterização multidimensional da linguagem de postagens em bate-papos educacionais no Twitter
Autor(es): Hughes, Stephan Arthur Solomon
Primeiro Orientador: Sardinha, Tony Berber
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar a variação lexical-discursiva nos bate-papos educacionais realizados via Twitter (atualmente X), com base na metodologia da Análise Multidimensional Lexical (AMDL), conforme desenvolvida por Berber Sardinha e Fitzsimmons-Doolan (2025). Esses bate-papos configuram encontros síncronos mediados por redes sociais, nos quais educadores e demais participantes interagem por meio de tuítes em tempo real, discutindo temas ligados à educação, formação docente e inovação pedagógica. O corpus da pesquisa é composto por 127.418 textos (tuítes) extraídos de 1682 bate-papos distintos, totalizando 3.142.870 palavras. Os bate-papos aconteceram entre 2009 e 2022. A etiquetagem do corpus foi realizada com o programa TreeTagger. Foram identificadas sete dimensões lexicais, as quais foram interpretadas como discursos subjacentes aos tuítes. O trabalho contribui para os estudos de variação linguística em contextos digitais, ampliando o escopo da Linguística de Corpus aplicada à análise de registros mediados por tecnologia, e oferecendo subsídios para a compreensão da formação continuada docente em ambientes colaborativos online
Abstract: This thesis aims to analyze lexical-discursive variation in educational chats conducted via Twitter (currently X), using the methodology of Lexical Multidimensional Analysis (LMD Analysis) as developed by Berber Sardinha and Fitzsimmons-Doolan (2025). These chats are synchronous meetings mediated by social networks, in which educators and other participants interact through real-time tweets, discussing issues related to education, teacher training, and pedagogical innovation. The research corpus consists of 127,418 texts (tweets) drawn from 1,682 distinct chats, totaling 3,142,870 words. The chats took place between 2009 and 2022. The corpus was tagged using the TreeTagger program. Seven lexical dimensions were identified, which were interpreted as discourses underlying the tweets.The study contributes to research on linguistic variation in digital contexts by expanding the scope of Corpus Linguistics applied to the analysis of technology-mediated registers and by providing insights into the understanding of continuing teacher education in online collaborative environments
Palavras-chave: Bate-papo educacional
Análise multidimensional
Linguística de corpus
Twitter
Formação docente
Educational chat
Multidimensional analysis
Corpus linguistics
Twitter
Teacher education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Hughes, Stephan Arthur Solomon. Caracterização multidimensional da linguagem de postagens em bate-papos educacionais no Twitter. 2025. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45343
Data do documento: 14-Ago-2025
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