REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHughes, Stephan Arthur Solomon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7607359869436137pt_BR
dc.contributor.advisor1Sardinha, Tony Berber-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6940454346543706pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-02T19:20:16Z-
dc.date.available2025-10-02T19:20:16Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.identifier.citationHughes, Stephan Arthur Solomon. Caracterização multidimensional da linguagem de postagens em bate-papos educacionais no Twitter. 2025. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45343-
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo analisar a variação lexical-discursiva nos bate-papos educacionais realizados via Twitter (atualmente X), com base na metodologia da Análise Multidimensional Lexical (AMDL), conforme desenvolvida por Berber Sardinha e Fitzsimmons-Doolan (2025). Esses bate-papos configuram encontros síncronos mediados por redes sociais, nos quais educadores e demais participantes interagem por meio de tuítes em tempo real, discutindo temas ligados à educação, formação docente e inovação pedagógica. O corpus da pesquisa é composto por 127.418 textos (tuítes) extraídos de 1682 bate-papos distintos, totalizando 3.142.870 palavras. Os bate-papos aconteceram entre 2009 e 2022. A etiquetagem do corpus foi realizada com o programa TreeTagger. Foram identificadas sete dimensões lexicais, as quais foram interpretadas como discursos subjacentes aos tuítes. O trabalho contribui para os estudos de variação linguística em contextos digitais, ampliando o escopo da Linguística de Corpus aplicada à análise de registros mediados por tecnologia, e oferecendo subsídios para a compreensão da formação continuada docente em ambientes colaborativos onlinept_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze lexical-discursive variation in educational chats conducted via Twitter (currently X), using the methodology of Lexical Multidimensional Analysis (LMD Analysis) as developed by Berber Sardinha and Fitzsimmons-Doolan (2025). These chats are synchronous meetings mediated by social networks, in which educators and other participants interact through real-time tweets, discussing issues related to education, teacher training, and pedagogical innovation. The research corpus consists of 127,418 texts (tweets) drawn from 1,682 distinct chats, totaling 3,142,870 words. The chats took place between 2009 and 2022. The corpus was tagged using the TreeTagger program. Seven lexical dimensions were identified, which were interpreted as discourses underlying the tweets.The study contributes to research on linguistic variation in digital contexts by expanding the scope of Corpus Linguistics applied to the analysis of technology-mediated registers and by providing insights into the understanding of continuing teacher education in online collaborative environmentsen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBate-papo educacionalpt_BR
dc.subjectAnálise multidimensionalpt_BR
dc.subjectLinguística de corpuspt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducational chaten_US
dc.subjectMultidimensional analysisen_US
dc.subjectCorpus linguisticsen_US
dc.subjectTwitteren_US
dc.subjectTeacher educationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleCaracterização multidimensional da linguagem de postagens em bate-papos educacionais no Twitterpt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Stephan Arthur Solomon Hughes.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.