REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMurahovschi, Sheila de Souza Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964021631803935pt_BR
dc.contributor.advisor1Saul, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1924505851256944pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-10T18:39:16Z-
dc.date.available2025-07-10T18:39:16Z-
dc.date.issued2025-06-24-
dc.identifier.citationMurahovschi, Sheila de Souza Ferreira. Tecendo processos de transformação por meio da música: sentido social, estético e humano do canto coletivo “Voz 60+” do Centro de Música do Sesc Consolação. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45070-
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Reformas Educacionais e Curriculares do Programa de Educação: Currículo da PUC-SP, no âmbito das investigações sobre o pensamento de Paulo Freire. O objetivo é investigar o que o canto coletivo, em um contexto de ensino de música não formal, pode ampliar em relação à compreensão dos sujeitos de si mesmos, dos outros e do ambiente social, na direção de uma vida digna, com mais justiça social, aproximando-os do fazer artístico de forma democrática. Os participantes do estudo são pessoas da oficina de voz do Centro de Música do Sesc Consolação, Voz 60+. Adota-se como conceitos-chave da investigação o fazer coletivo e o Ser mais, presentes na obra de Paulo Freire, tendo o diálogo como exigência fundamental para a construção do conhecimento. Como procedimento de produção de dados, foi utilizada a metodologia de história de vida e, em seu contexto, a técnica de entrevista, que permite compreender como a diversidade presente no grupo contribui para a construção coletiva do conhecimento e de modos de convivência que concorrem para a constituição da dignidade humana. Como referencial teórico, no campo da educação, o principal autor dessa investigação é Paulo Freire. No campo da música e da estética social, que aborda o sentido de comunidade cantante e seus desdobramentos, são destacadas as contribuições de Carlos Kater, Cecília Maria Valentim Teixeira Coelho e Hans-Joachim Koellreutter. No contexto da prática coral, Samuel Kerr traz a maneira com a qual “convida a cantar” de forma democrática, dialógica e livre. Os dados produzidos foram analisados com o recurso teórico-metodológico de uma trama conceitual freireana que trazem seu centro, o fazer coletivo. Ao incorporar a música e o canto coletivo sob uma perspectiva crítica e libertadora, esta pesquisa contribui tanto para a reflexão sobre a prática pedagógica, no território da música, podendo ampliar discussões sobre currículo e políticas públicas, reafirmando o valor do legado de Paulo Freire em uma área interdisciplinar que integra educação e músicapt_BR
dc.description.abstractThis research is situated within the Research Line on Public Policies, Educational and Curricular Reforms of the Education Program: Curriculum at PUC-SP, within the scope of in-depth investigations into Paulo Freire's pedagogical thought. The objective is to investigate what collective singing, in a context of non-formal music education, can expand in relation to individuals' understanding of themselves, others, and the social environment, towards a dignified life with greater social justice, thereby bringing them closer to artistic expression in a democratic manner. The participants in the study are individuals from the vocal workshop at the Sesc Consolação Music Center, Voz 60+. The key concept of this investigation is 'Being More,' present in Paulo Freire's works, which posits dialogue as a fundamental requirement for the construction of knowledge. As a data production procedure, the life history methodology was employed, and in its context, the technique of reflective interviewing was used, allowing for an understanding of how the diversity that is present within the group contributes to the collective construction of knowledge and modes of coexistence that promote human dignity. As a theoretical framework, Paulo Freire is the primary author in the field of education. In the realm of music and social aesthetics, which addresses the sense of a singing community and its ramifications, the contributions of Carlos Kater, Cecília Maria Valentim Teixeira Coelho, and Hans-Joachim Koellreutter are highlighted. In the context of choral practice, Samuel Kerr presents a manner of “inviting to sing” democratically, dialogically, and freely. The produced data will be analyzed using the theoretical-methodological resource of a Freirean conceptual framework, which centers on collective action. By incorporating music and collective singing from a critical and liberating perspective, this research contributes both to theoretical reflection and pedagogical practice, expanding discussions on curriculum and public policies while reinforcing Paulo Freire's legacy in contemporary discourse within an interdisciplinary field that integrates education and musicen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCanto coletivopt_BR
dc.subjectPessoas 60+pt_BR
dc.subjectEnsino não formalpt_BR
dc.subjectJustiça socialpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectSer Maispt_BR
dc.subjectCollective singingen_US
dc.subjectPeople 60+en_US
dc.subjectNon-formal educationen_US
dc.subjectSocial justiceen_US
dc.subjectPaulo Freireen_US
dc.subjectBeing moreen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleTecendo processos de transformação por meio da música: sentido social, estético e humano do canto coletivo “Voz 60+” do Centro de Música do Sesc Consolaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sheila de Souza Ferreira Murahovschi.pdf3,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.