REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFujimori, Tatiana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8606532731616624pt_BR
dc.contributor.advisor1Casali, Alípio Márcio Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7969272872511400pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T14:59:49Z-
dc.date.available2025-05-20T14:59:49Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.identifier.citationFujimori, Tatiana. Planejamento pedagógico como processo criativo na educação não formal em tecnologias e artes no Sesc São Paulo. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44373-
dc.description.resumoO planejamento pedagógico na educação não formal caracteriza-se pela flexibilidade, pois não segue diretrizes institucionais rígidas. No Sesc São Paulo, especialmente no programa de tecnologias e artes, há uma carência de documentos institucionais que orientem diretamente esse planejamento. Dessa forma, cada Unidade Operacional, cuja equipe é formada por pessoas educadoras e técnicas de programação, desenvolve a sua própria metodologia, dificultando a organização e a avaliação global da área. Diante desse cenário, o objetivo geral desta dissertação é identificar e desenvolver ferramentas de planejamento que surgem das variáveis subjetivas (equipes de programação e públicos das atividades) e objetivas (fluxos de informação e dados) no programa de tecnologias e artes do Sesc São Paulo. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando métodos bibliográficos, documentais e empíricos, com a análise de documentos internos de reuniões, dissertações de mestrado de pessoas educadoras do programa e referências teóricas sobre criatividade e planejamento pedagógico. Inspirando-se nos processos criativos artísticos e tecnológicos trabalhados na área, a investigação resultou na construção de um modelo de planejamento que valoriza as subjetividades das equipes envolvidas e, ao mesmo tempo, foram identificados padrões que possibilitam a criação de um banco de dados, auxiliando a coordenação na sistematização e monitoramento das atividades. Dessa forma, o estudo contribui para o aprimoramento da gestão pedagógica na educação não formal, promovendo um equilíbrio entre criatividade e estruturação metodológicapt_BR
dc.description.abstractThe pedagogical planning in non-formal education is characterized by flexibility, as it does not follow rigid institutional guidelines. At Sesc São Paulo, particularly in the field of education in technologies and arts, there are no institutional documents that directly guide the pedagogical planning of activities. Consequently, each cultural venue, know in Portuguese as “Unidade Operacional”, whose team comprises educators and programming technicians, develops its own methodology, making it difficult to organize and evaluate the area globally. In light of this scenario, the main objective of this dissertation is to identify and develop planning tools that arise from subjective variables (programming teams and audiences) and objective variables (information flows and data) within the technology and arts program at Sesc São Paulo. The research adopts a qualitative approach, combining bibliographic, documentary, and empirical methods, with the analysis of internal meeting documents, master’s dissertations by educators from the program, and theoretical references on creativity and pedagogical planning. Drawing inspiration from the creative processes of the artistic and technological fields within the area, the investigation resulted in the construction of a planning model that values the subjectivities of the involved teams, while also identifying patterns that enable the creation of a database, assisting coordination in the systematization and monitoring of activities. Therefore, the study contributes to the improvement of pedagogical management in non-formal education, promoting a balance between creativity and methodological structuringen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectTecnologias e artespt_BR
dc.subjectSesc São Paulopt_BR
dc.subjectCurriculumen_US
dc.subjectNon-formal educationen_US
dc.subjectTechnologies and artsen_US
dc.subjectSesc São Pauloen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titlePlanejamento pedagógico como processo criativo na educação não formal em tecnologias e artes no Sesc São Paulopt_BR
dc.title.alternativePedagogical planning as a creative process in non-formal education in technologies and arts at Sesc São Pauloen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiana Fujimori.pdf44,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.