REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Bruna Barbalho Silveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9727526223055052pt_BR
dc.contributor.advisor1Antunes, Mitsuko Aparecida Makino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1548595071478367pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-15T17:43:45Z-
dc.date.available2025-04-15T17:43:45Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.citationSantana, Bruna Barbalho Silveira. Para além do som: relatos de conquistas e desafios na trajetória acadêmica de estudantes surdos que chegaram ao ensino superior. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44175-
dc.description.resumoEsta Dissertação de Mestrado tem como objetivo identificar, analisar e refletir sobre os desafios enfrentados pela pessoa surda em seu processo de escolarização na Educação Básica, que possam dificultar ou propiciar seu acesso e permanência no Ensino Superior, que ainda é uma oportunidade restrita para pessoas surdas. Como procedimento de produção de dados utilizou-se do relato pessoal da autora sobre seu processo de escolarização e de uma entrevista com uma pessoa surda que conseguiu superar todas as dificuldades e chegou à graduação e ao mestrado. Como procedimento de análise de dados foram elencados eixos temáticos a partir dos quais foram organizados os dados de cada um dos participantes, seguidos de uma análise comparativa entre ambos e finalizando com uma reflexão sobre os achados da pesquisa. Os dados mostram que a aceitação e o acolhimento da família é fundamental para que a pessoa surda possa acessar e permanecer na escola; as experiências dos participantes foram distintas, uma com acesso à Libras desde a Educação Infantil e outra num internato que adotava práticas punitivas e estritamente oralistas que impactaram a aprendizagem e o desenvolvimento do participante, só superada na adolescência quando este passou a participar de uma comunidade de jovens surdos; há necessidade de formação mais ampla dos educadores e de adoção de políticas públicas baseadas, antes de mais nada, na perspectiva daqueles que são o público-alvo da inclusão educacional, no caso, os educandos surdospt_BR
dc.description.abstractThis Master's Dissertation aims to identify, analyze, and reflect on the challenges faced by deaf individuals in their schooling process within Basic Education, which may hinder or facilitate their access to and permanence in Higher Education—a field still restricted for many deaf individuals. The data collection methods included the author’s personal account of her schooling process and an interview with a deaf individual who overcame significant challenges to achieve both undergraduate and master's degrees. Data analysis was conducted through thematic axes, organizing the data from each participant, followed by a comparative analysis between them, and concluding with a reflection on the research findings. The data reveal that family acceptance and support are fundamental for deaf individuals to access and remain in school. The participants’ experiences were distinct: one had access to Brazilian Sign Language (Libras) from early childhood education, while the other attended a boarding school with punitive and strictly oralist practices that negatively impacted their learning and development. These challenges were only overcome in adolescence, when the individual became part of a deaf youth community. The study highlights the need for broader teacher training and public policies based primarily on the perspectives of those targeted by educational inclusion—namely, deaf studentsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação para surdospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDeafnessen_US
dc.subjectSpecial educationen_US
dc.subjectEducation for the deafen_US
dc.subjectInclusive educationen_US
dc.subjectAccessibilityen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titlePara além do som: relatos de conquistas e desafios na trajetória acadêmica de estudantes surdos que chegaram ao ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Barbalho Silveira Santana.pdf540 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.