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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42767
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Educação Linguística e o Português Brasileiro para fins específicos no ensino médio-técnico |
Autor(es): | Menchon , Alessandro Cirillo |
Primeiro Orientador: | Palma, Dieli Vesaro |
Resumo: | Esta dissertação situa-se na linha de pesquisa “Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa”, do Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e trata do ensino de leitura e produção de textos com abrangência em fins específicos, sob a perspectiva da Educação Linguística. A abordagem consiste na renovação da prática docente por meio de um ensino de língua materna voltado para o trabalho interdisciplinar, preocupado com o planejamento, a avaliação e o desempenho da competência comunicativa dos estudantes de ensino médio-técnico. A pesquisa torna-se relevante uma vez que busca renovar a prática do professor, aqui nomeado como ensinante-aprendente, no sentido de salientar que o docente também aprende com os discentes, que assume aulas sem muitas vezes ter obtido os conhecimentos mais adequados para esse nível de formação. O trabalho justifica-se uma vez que pretende auxiliar o professor de português brasileiro para fins específicos no ensino médio-técnico a desenvolver com afinco sua tarefa, tendo em vista pôr em prática atitudes e estratégias capazes de colocar os sujeitos da aprendizagem em posição central, assegurando um curso de qualidade, formando cidadãos críticos e aptos a desenvolverem suas funções, por meio de um efetivo trabalho com a linguagem. Assim, a pesquisa busca a tentativa de apresentar proposta de aplicação de ensino de língua portuguesa no contexto escolar e profissional, por meio do trabalho voltado ao estudo e emprego de gêneros textuais semiolinguísticos, oportunizando, assim, um trabalho crítico e reflexivo de ensino-aprendizagem. A pesquisa está embasada nos pressupostos e nas metodologias da Educação Linguística, da leitura e produção de textos por meio dos gêneros textuais, da linguística textual, a fim de propor práticas metodológicas para as aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio-Técnico; busca o foco na comunicação, um ensino centrado no aprendiz e no incentivo à prática de leitura e produção de textos pertinentes à área escolhida. Ao final, apresentam-se sequências didáticas, orientadas pela educação linguística, em que professores e alunos fazem parte de um processo de construção do ensinar e do saber, por meio de categorias de análise que norteiam esse percurso. A dissertação explora a prática docente por meio de uma abordagem que busca proporcionar um efetivo trabalho de formação do professor que atua no ensino do português brasileiro com finalidade específica, buscando melhorar a sua prática pedagógica, obtendo, assim, êxito no desenvolvimento de suas aulas, ressaltando a importância da leitura na vida social e profissional do estudante, neste trabalho, aprendente-ensinante, a fim de enfatizar o papel ativo do aluno, pois, ao mesmo tempo que aprende, também ensina, independentemente da área escolhida. Dessa forma, este estudo objetiva refletir sobre a abordagem do ensino de português brasileiro para fins específicos ancorada na perspectiva da Educação Linguística, de modo a apresentar e discutir proposta de ensino eficaz ao professor, ensinante-aprendente, formado em Letras, que atua em cursos de ensino médio integrado ao técnico |
Abstract: | This Dissertation is located in the line of research “Reading, writing and teaching Portuguese Language”, of the Postgraduate Program of the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), and deals with the teaching of reading and production of texts with coverage in specific purposes, from the perspective of Linguistic Education. The approach consists of renewing teaching practice through mother tongue teaching focused on interdisciplinar work, concerned with the planning, evaluation and performance of the communicative competence of secondary-technical education students. The research becomes relevant as it seeks to renew the teacher’s practice, here named as a teacher-learner, in order to highlight that the teacher also learns from the students, who take on classes without often having obtained the most appropriate knowledge for this purpose level of training. The work is justified as it aims to help the Brazilian Portugbues teacher for specific purposes in secondary-technical education to diligently develop his/her task, with a view to putting into practice atitudes and strategies capable of placing the subjects od learning in a central position, a quality course is ensured, training critical citizens capable of carrying out their functions, through effective work with language. Therefore, the research seeks the attempt to present proposal for the application of Portuguese language teaching in the school and professional context, through work focused on the study and use of semiolinguistic textual genres, providing opportunities for critical and reflective teaching-learning work. The research is based on the assumptions and methodologies of Linguistic Education, reading and production of texts through textual genres, textual linguistics, in order to propose methodological practices for Portuguese Language classes in Secondary-Technical Education; It seeks to focus on communication, learner-centered teaching and encouraging the practice of reading and producing texts relevant to the chosen area. At the end, didactic sequences are presented, guided by linguistic education, in which teachers and students are part of a process of buiding teaching and knowledge, through categories of analysis that guide this path. The dissertation explores teaching practice through an approach that seeks to provide effective training work for teachers who work in teaching Brazilian Portuguese with a specific purpose, seeking to improve their pedagogical practice, thus achieving success in the development of this classes, highlighting the importance of reading in the social and professional life of the student, in this work, learner-teacher, in order to emphasize the active role of the student, because, at the same time as he/she learns, he/she also teaches, regardless of the chosen area. Thus, this study aim to reflect on the approach to teaching Brazilian Portuguese for specific purposes anchored in the perspective of Linguistic Education, in order to present and discuss effective teaching proposal for the teacher, teacher-learner, trained in Language, who works in high school courses integrated with technical education |
Palavras-chave: | Educação linguística Português para fins específicos Formação docente Leitura e produção de textos Ensino Médio-Técnico Linguistic education Portuguese for specific purposes Teacher training Reading and text production Secondary-Technical Education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
Citação: | Menchon , Alessandro Cirillo. A Educação Linguística e o Português Brasileiro para fins específicos no ensino médio-técnico. 2024. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42767 |
Data do documento: | 30-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
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