Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4272
Tipo: | Tese |
Título: | O músico enquanto meio e os territórios da livre improvisação |
Autor(es): | Costa, Rogério Luiz Moraes |
Primeiro Orientador: | Ferraz, Silvio |
Resumo: | A improvisação livre ou não idiomática é uma possibilidade que configura a partir de uma série de fatores dentre os quais a crescente dissolução ou permeabilidade das fronteiras entre os Idiomas e sistemas musicais e o consequente cruzamento que se dá entre as diversas linguagens em determinados contextos da prática musical contemporânea. Nossa proposta é delinear os elementos e forças presentes num ambiente de livre improvisação musical, examinando mais detalhadamente um ambiente que incorpora a interaçao eletroacústica. Ela se concretiza a partir de três eixos: um laboratório prático de livre improvisação (o grupo Akronon, tratado no capitulo á) de onde surge o material "vivo" para reflexão, o desenho de um plicativo digital para interação em tempo real e a reflexão teórica propriamente dita. A reflexão teórica, além de se apoiar na prática laboratorial, em como principal referência a obra do filósofo francês Gilles Deleuze de quem emprestamos conceitos tais como território, plano e consistência e ritornelo para a nossa tarefa de investigação dos ambientes interativos. Surge dai a idéia de composição enquanto delineamento de um plano ou de um ambiente. Para a construção este plano constatamos que a biografia de cada músico implica em ma técnica e a improvisação livre supõe a idéia de uma constante descontextualização desta técnica a partir de uma escuta especifica. um ambiente como este é possível uma anão musical que se abra ao cósmico e se desidiomatize. Surge então, no contexto desta investigação, a idéia da action music (inspirada na obra do pintor americano da action painting, Jackson Pollock). O grupo Akronon concretiza esta ideia: a interação m tempo real entre dois instrumentistas (que produzem o material sonora) e um terceiro músico que, a partir de um processamento eletrônico "vampiriza", transforma e devolve este material para a performance |
Abstract: | Non idiomatic or free improvisation practice in music is an outcome of a series of contemporary events such as the growing dissolution and permeability between frontiers of idioms and musical systems. Therefore, various languages in different musical contexts become intertwined. The elements and forces involved in free improvisation environments were examined in a context of live electronic music Interaction. A laboratory of practical free improvisation (the Akronon group) provided the life data for our reflection, along with the use of a software designed for real time interaction music The analysis of the data was based on the French philosopher Gilles Deleuze's concepts such as territory, consistency plan and ritornelo. Composition was conceived as a process of unfolding a plan or an environment. For the construction of that plan, each musician s biography brought to the scenery a certain technique. Free Improvisation was understood as a constant process of deterritorialization of that type of technique, based on a specific listening. In such an environment it was possible to create a kind of music action that reached the non-idiomatic. The idea of action-music (inspired in the work of the American painter Jackson Pollock) emerged from our experimental practice. The group Akronon expressed that idea: the interaction in real time between two instrument musicians (who produced the material sound) and a third musician who through the electronic process swallowed, transformed, and returned the material to the performance |
Palavras-chave: | Improvisacao (Musica) Processos de criacao Interacao Musica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Costa, Rogério Luiz Moraes. O músico enquanto meio e os territórios da livre improvisação. 2003. 176 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4272 |
Data do documento: | 30-Nov-2003 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rogerio Luiz Moraes Costa.pdf Restricted Access | 9,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.