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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4270
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ideograma como metáfora da cultura japonesa e seus processos de significação |
Autor(es): | Okano, Michiko |
Primeiro Orientador: | Greiner, Christine |
Resumo: | A maioria das pesquisas comparativas entre a cultura japonesa e a ocidental são marcadas pela análise histórica de certos acontecimentos relativos aos processos de migração e às influências decorrentes desses movimentos, assim como pela tentativa de encapsular as diversas investigações em taxonomias estanques, buscando as principais diferenças e semelhanças entre as duas culturas. Nesses processos, não raramente encontramos fórmulas dualistas e estereotipadas que consideram, por exemplo, o Japão a cultura da emoção e o Ocidente a cultura da razão. Essa dissertação tem como ponto de partida o ideograma. Mas não se trata da história ou da análise linguística deste tema. Algumas informações acerca desses aspectos estão presentes durante a dissertação para auxiliar os leitores que apenas iniciam a sua trajetória pelos estudos japoneses. Mas o objetivo da pesquisa é outro, mesmo porque ela foi realizada num Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e não em um Departamento da Cultura Japonesa. Num sentido amplo, desenvolve um estudo preliminar do que seria uma semiótica do ideograma baseada na teoria de Charles Sanders Peirce. Num sentido mais específico, elabora a hipótese principal desta pesquisa, ou seja, o entendimento do ideograma como a metáfora do pensamento japonês. Para tanto, são abordados alguns conceitos, modos de percepção, certas características da língua, algumas formas especificas da comunicação e suas manifestações. Estes itens selecionados podem ser compreendidos como sub-sistemas de uma mesma rede de informações, partilhando aspectos de estados similares. A expectativa é de que o trabalho contribua para um melhor entendimento da cultura japonesa, de seus processos de comunicação e da complexidade envolvida nas múltiplas conexões presentes nesta cultura, que não deve mais ser reduzida a simples rótulos, como "Oriente" ou "cultura emotiva" |
Abstract: | Most of the comparative researches between Japanese and Western cultures are marked by the historical analysis of certain events concerning migration processes and influences of those movements, as well as by the attempt of encapsulating the several investigations in tight taxonomies, looking for the main differences and similarities between the two cultures. In those processes, it is not rare to find dualist and stereotyped formulas that consider, for instance, Japan as the culture of the emotion and the West the culture of the reason. This dissertation has as starting point the ideogram. However we do not intend to undertake a history or a linguistic analysis of the topic. Some information about these aspects is present during the dissertation to aid the readers that just begin their contact with the Japanese studies. The aim of the research is other, since it was made in a Program of Post-Graduation in Communication and Semiotics and not in a Department of Japanese Culture. In a wide sense, it develops a preliminary study of what would be a semiotics of the ideogram based in Charles Sanders Peirce theory. In a more specific sense, it elaborates the main hypothesis of this research, in other words, the understanding of the ideogram as the metaphor of the Japanese thought. To accomplish that, some concepts, some ways of perception, certain characteristics of the language, some specific forms of the communication and their manifestations are studied. These~ selected items can be understood as sub-systems of the same net of information, sharing aspects of similar states. We expect that this work contributes to a better understanding of the Japanese culture, their communication processes, and the complexity involved in the multiple connections present in this culture, which no more should be labeled as "East" or "emotional culture" |
Palavras-chave: | Cultura japonesa Pensamento japones Cultura -- Japao Linguagem e cultura Pictografia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Okano, Michiko. Ideograma como metáfora da cultura japonesa e seus processos de significação. 2002. 136 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4270 |
Data do documento: | 30-Nov-2002 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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