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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39968
Tipo: | Tese |
Título: | Práticas de letramento e ensino remoto nos anos iniciais: um estudo complexo e transdisciplinar |
Título(s) alternativo(s): | Literacy practices and remote teaching in the early years of Elementary School: a complex and transdisciplinary study |
Autor(es): | Satyro, Diego |
Primeiro Orientador: | Freire, Maximina Maria |
Resumo: | Esta pesquisa investiga o fenômeno práticas de letramento, mediadas por tecnologias digitais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, vivenciado durante o período pandêmico, em uma escola da rede pública de São Bernardo do Campo (SP). A fundamentação teórica é composta por trabalhos sobre o Pensamento Complexo (MORIN, 2000, 2003, 2005, 2015), Transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2000, 2015, 2020) e estudos dos letramentos (STREET, 2014; KLEIMAN, 2008; BARTON & HAMILTON, 2012; SIGNORINI, 2007, 2012, 2013; KALANTZIS, COPE & PINHEIRO, 2020; ROJO, 2013, 2017; ROJO & MOURA, 2019). A orientação metodológica é a abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, M., 2010, 2012, 2017), que visa à descrição e interpretação de fenômenos complexos da experiência humana. Participam do estudo 13 professoras e 14 estudantes do 3º ano e do 5º ano de uma escola municipal, acompanhados em suas atividades remotas durante o período de quatro meses. A interpretação do fenômeno, seguindo os procedimentos da abordagem adotada, revelou dez temas hermenêutico-fenomenológicos complexos: tecnologias digitais, família, subversão, mimetização, inovação, facilitação, avaliação, interação, aprendizagem e tempo. Considerando os conteúdos desses temas, é possível interpretar que as práticas letradas no ensino remoto ocorrem num fluxo intermitente entre práticas da tradição grafocêntrica e práticas da hipermídia, além de haver um impulso a práticas mais inovadoras pelo uso de tecnologias digitais, apesar da experiência onerosa para as professoras envolvidas. A relevância da pesquisa reside em seu caráter não apenas documental do período pandêmico, mas sobretudo pedagógico, ao refletir sobre as potencialidades e as restrições colocadas pelo ensino remoto. O estudo contribui ainda para uma ressignificação dos estudos do letramento em interface com a escolarização, numa perspectiva complexa e transdisciplinar, em diálogo com a abordagem sociocultural (CARVALHO, 2003). |
Abstract: | This research investigates the phenomenon literacy practices, mediated by digital technologies, in the early years of elementary school, experienced during the pandemic period, in a public school in São Bernardo do Campo (SP). The literature review draws on Complex Thinking (MORIN, 2000, 2003, 2005, 2015), Transdisciplinarity (NICOLESCU, 2000, 2015, 2020) and Literacy Studies (STREET, 2014; KLEIMAN, 2008; BARTON & HAMILTON, 2012; SIGNORINI, 2007, 2012, 2013; KALANTZIS, COPE & PINHEIRO, 2020; ROJO, 2013, 2017; ROJO & MOURA, 2019). The methodological orientation is the complex hermeneutic-phenomenological approach (FREIRE, M., 2010, 2012, 2017), which aims at the description and interpretation of complex phenomena of human experience. Thirteen teachers and fourteen students (third and fifth graders) of a municipal school participated in the study, followed in their remote activities during the period of four months. The interpretation of the phenomenon, according to the procedures of the adopted approach, revealed ten complex hermeneutic-phenomenological themes: digital technologies, family, subversion, mimicry, innovation, facilitation, evaluation, interaction, learning and time. Considering the contents of these themes, it is possible to interpret that literate practices in remote teaching occur in an intermittent flow between practices of the graph-centric tradition and hypermedia practices, in addition to an impulse to more innovative practices though the use of technologies, despite the overwhelming experience for the teachers involved. The relevance of the research lies not only in its documental nature of the pandemic period, but above all in its pedagogical character, by reflecting on the potentialities and restrictions posed by remote teaching. The study also contributes to a re-signification of literacy studies in interface with schooling, in a complex and transdisciplinary perspective, in dialogue with the sociocultural approach (CARVALHO, 2003) |
Palavras-chave: | Práticas de letramento Ensino remoto Ensino fundamental Anos iniciais Pensamento complexo Transdisciplinaridade Abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa Literacy practice Remote teaching Elementary School Early years Complex Thinking Transdisciplinarity Complex hermeneutic-phenomenological approach |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Satyro, Diego. Práticas de letramento e ensino remoto nos anos iniciais: um estudo complexo e transdisciplinar. 2023. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39968 |
Data do documento: | 19-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
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