REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSatyro, Diego-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9051241721855747pt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Maximina Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3673007161789295pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-23T15:13:34Z-
dc.date.available2023-11-23T15:13:34Z-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.identifier.citationSatyro, Diego. Práticas de letramento e ensino remoto nos anos iniciais: um estudo complexo e transdisciplinar. 2023. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39968-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga o fenômeno práticas de letramento, mediadas por tecnologias digitais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, vivenciado durante o período pandêmico, em uma escola da rede pública de São Bernardo do Campo (SP). A fundamentação teórica é composta por trabalhos sobre o Pensamento Complexo (MORIN, 2000, 2003, 2005, 2015), Transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2000, 2015, 2020) e estudos dos letramentos (STREET, 2014; KLEIMAN, 2008; BARTON & HAMILTON, 2012; SIGNORINI, 2007, 2012, 2013; KALANTZIS, COPE & PINHEIRO, 2020; ROJO, 2013, 2017; ROJO & MOURA, 2019). A orientação metodológica é a abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, M., 2010, 2012, 2017), que visa à descrição e interpretação de fenômenos complexos da experiência humana. Participam do estudo 13 professoras e 14 estudantes do 3º ano e do 5º ano de uma escola municipal, acompanhados em suas atividades remotas durante o período de quatro meses. A interpretação do fenômeno, seguindo os procedimentos da abordagem adotada, revelou dez temas hermenêutico-fenomenológicos complexos: tecnologias digitais, família, subversão, mimetização, inovação, facilitação, avaliação, interação, aprendizagem e tempo. Considerando os conteúdos desses temas, é possível interpretar que as práticas letradas no ensino remoto ocorrem num fluxo intermitente entre práticas da tradição grafocêntrica e práticas da hipermídia, além de haver um impulso a práticas mais inovadoras pelo uso de tecnologias digitais, apesar da experiência onerosa para as professoras envolvidas. A relevância da pesquisa reside em seu caráter não apenas documental do período pandêmico, mas sobretudo pedagógico, ao refletir sobre as potencialidades e as restrições colocadas pelo ensino remoto. O estudo contribui ainda para uma ressignificação dos estudos do letramento em interface com a escolarização, numa perspectiva complexa e transdisciplinar, em diálogo com a abordagem sociocultural (CARVALHO, 2003).pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the phenomenon literacy practices, mediated by digital technologies, in the early years of elementary school, experienced during the pandemic period, in a public school in São Bernardo do Campo (SP). The literature review draws on Complex Thinking (MORIN, 2000, 2003, 2005, 2015), Transdisciplinarity (NICOLESCU, 2000, 2015, 2020) and Literacy Studies (STREET, 2014; KLEIMAN, 2008; BARTON & HAMILTON, 2012; SIGNORINI, 2007, 2012, 2013; KALANTZIS, COPE & PINHEIRO, 2020; ROJO, 2013, 2017; ROJO & MOURA, 2019). The methodological orientation is the complex hermeneutic-phenomenological approach (FREIRE, M., 2010, 2012, 2017), which aims at the description and interpretation of complex phenomena of human experience. Thirteen teachers and fourteen students (third and fifth graders) of a municipal school participated in the study, followed in their remote activities during the period of four months. The interpretation of the phenomenon, according to the procedures of the adopted approach, revealed ten complex hermeneutic-phenomenological themes: digital technologies, family, subversion, mimicry, innovation, facilitation, evaluation, interaction, learning and time. Considering the contents of these themes, it is possible to interpret that literate practices in remote teaching occur in an intermittent flow between practices of the graph-centric tradition and hypermedia practices, in addition to an impulse to more innovative practices though the use of technologies, despite the overwhelming experience for the teachers involved. The relevance of the research lies not only in its documental nature of the pandemic period, but above all in its pedagogical character, by reflecting on the potentialities and restrictions posed by remote teaching. The study also contributes to a re-signification of literacy studies in interface with schooling, in a complex and transdisciplinary perspective, in dialogue with the sociocultural approach (CARVALHO, 2003)en_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas de letramentopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectPensamento complexopt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectAbordagem hermenêutico-fenomenológica complexapt_BR
dc.subjectLiteracy practiceen_US
dc.subjectRemote teachingen_US
dc.subjectElementary Schoolen_US
dc.subjectEarly yearsen_US
dc.subjectComplex Thinkingen_US
dc.subjectTransdisciplinarityen_US
dc.subjectComplex hermeneutic-phenomenological approachen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titlePráticas de letramento e ensino remoto nos anos iniciais: um estudo complexo e transdisciplinarpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy practices and remote teaching in the early years of Elementary School: a complex and transdisciplinary studyen_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego Satyro.pdf4,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.