REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbdias, Pablo Renato de Sousa
dc.contributor.advisor1Droguett, Juan Guillermo
dc.date.accessioned2023-11-09T19:43:52Z-
dc.date.available2023-11-09T19:43:52Z-
dc.date.issued2023-07-14
dc.identifier.citationAbdias, Pablo Renato de Sousa. Semiose da performance musical ‘afterlife’: pulsão invocante e escópica do audiovisual. 2023. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39932-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo aplicar o conceito de semiose à análise da performance musical Afterlife, distinguindo os significantes da pulsão escópica e invocante da produção audiovisual. Problematiza sobre a experiência imersiva e sobre as projeções da arte digital no universo de paisagens sonoras hipnotizantes e ritmos exuberantes que exacerbam fundamentalmente a pulsão de morte. Coube, portanto, formular a questão da pesquisa: será que por meio desta experiência estética de sensações, emoções e sentimentos, o participante alcança a catarse, o verdadeiro despertar para o Real do próprio desejo? Formulando-se a hipótese: a experiência estética Afterlife, ligada à pulsão de morte no seu enunciado exprime o excesso de vida ou o chamado gozo estético. O estado da arte a respeito sinalizou a exploração do conceito de semiose em Peirce, a pulsão na passagem de Freud até Lacan, considerando deste último a pulsão escópica e invocante oportunas para o fenômeno estético. Justifica-se a produção deste estudo por ser uma contribuição à reflexão do curso de pós-graduação no qual está inserido, sobretudo, no que se refere à clínica da cultura, o evento analisado é um produto cultural coletivo no qual afloram sintomas dignos de serem interpretados. A fundamentação teórica ancora-se no conceito fenomenológico de Peirce, na correspondência que Santaella faz com as categorias de Lacan, assim como a Nota-Azul de Alain Didier Weill para embalar os efeitos da pulsão invocante. Os procedimentos metodológicos concentraram-se na decupagem de algumas versões do evento, levantamento bibliográfico e recolhimento de depoimentos on-line de participantes da festa. Desta forma, os resultados refletem na estrutura definida num primeiro capítulo, decupagem audiovisual da performance Afterlife, um segundo exclusivo sobre a semiose como ação dos signos audiovisuais, um terceiro que aborda os conceitos psicanalíticos de desejo, gozo e catarse; sentindo a necessidade de um quarto capítulo acerca das representações imagéticas da festa análogas aos quatro discursos lacanianospt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to apply the concept of semiosis to the analysis of the Afterlife musical performance, distinguishing the signifiers of the scopic and invoking drive of audiovisual production. It discusses the immersive experience and the projections of digital art in the universe of mesmerizing soundscapes and exuberant rhythms that fundamentally exacerbate the death drive. Therefore, it was up to formulate the research question: could it be that through this aesthetic experience of sensations, emotions and feelings, the participant reaches catharsis, the true awakening to the Real of his own desire? Formulating the hypothesis: the Afterlife aesthetic experience, linked to the death drive in its statement expresses the excess of life or the so-called aesthetic enjoyment. The state of the art in this regard signaled the exploration of the concept of semiosis in Peirce, the drive in the passage from Freud to Lacan, considering the latter's scopic and invoking drive as opportune for the aesthetic phenomenon. The production of this study is justified because it is a contribution to the reflection of the postgraduate course in which it is inserted, above all, with regard to the clinic of culture, the event analyzed is a collective cultural product in which symptoms worthy of being interpreted. The theoretical foundation is anchored in Peirce's phenomenological concept, in Santaella's correspondence with Lacan's categories, as well as Alain Didier Weill's Blue Note to package the effects of the invoking drive. The methodological procedures focused on the decoupage of some versions of the event, bibliographic survey and collection of online testimonials from party participants. In this way, the results reflect the structure defined in a first chapter, audiovisual decoupage of the Afterlife performance, a second exclusive on semiosis as an action of audiovisual signs, a third that addresses the psychoanalytic concepts of desire, jouissance and catharsis; feeling the need for a fourth chapter about the imagery representations of the party analogous to the four Lacanian discoursesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Culturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfterlifept_BR
dc.subjectSemiótica-psicanalíticapt_BR
dc.subjectSemiose audiovisualpt_BR
dc.subjectPulsão invocantept_BR
dc.subjectPulsão escópicapt_BR
dc.subjectAfterlifeen_US
dc.subjectPsychoanalytic semioticsen_US
dc.subjectAudiovisual semiosisen_US
dc.subjectInvoking driveen_US
dc.subjectScopic driveen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleSemiose da performance musical ‘afterlife’: pulsão invocante e escópica do audiovisualpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pablo Renato de Sousa Abdias - Monografia.pdf3,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.