Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39827
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Na janela da cinescritura de Agnès Varda: a imagem-tempo da memória em As praias de Agnès |
Autor(es): | Romeu, Mariana |
Primeiro Orientador: | Droguett, Juan Guillermo |
Resumo: | Agnès Varda foi uma artista que pensava a própria identidade de forma plural e que jogava com a percepção do espectador em relação a sua imagem. Esta monografia tem como objetivo examinar As Praias de Agnès para entender como a cineasta recria memórias e identidades a partir da cinescritura. Problematiza sobre a forma que a artista compõe uma obra de sobreposição de imagens, encontros e tempos, de modo que a questão da pesquisa formulada será: como Agnès Varda utiliza a cinescritura para reescrever sua identidade no olho do Outro? Assim, formulou-se a hipótese que as pulsões escópica e invocante participam subjetivamente do processo de confecção da obra, proporcionando assim uma construção de múltiplas identidades e verdades para sua realizadora. A fundamentação teórica ancora-se no conceito de imagem-tempo de Deleuze, em uma leitura de sublimação na arte a partir de Jacques Lacan e François Regnault, nos escritos de Jacques Lacan sobre o Estádio do Espelho em correspondência a utilização de espelhos na obra e na interpretação de erotismo de Bataille, com o objetivo de costurar a sublimação as figurações do real na obra. O procedimento metodológico se dá em uma extensa revisão da obra de Agnès Varda e outros artistas da Nouvelle Vague, juntamente com levantamento bibliográfico necessário para embasamento deste trabalho. Desta maneira, os resultados refletem em um passeio pelos três registros lacanianos, iniciando-se no simbólico pela biografia e mudança do nome de Varda no primeiro capítulo, um segundo dedicado exclusivamente a análise de As Praias de Agnès e a operação da memória e do tempo na obra e no imaginário, finalizando com um terceiro capítulo que aborda o erotismo e a figuração do real na obra como reflexo da sublimação na arte e impressão do desejo da artista, que se imprime desde a mudança de seu nome próprio |
Abstract: | Agnès Varda was an artist who thought about her own identity in a plural way and played with the spectator’s perception of her image. This paper’s objective is to look into The Beaches of Agnès to understand how the filmmaker recreates memories and her own identity stem from the cinècriture. It problematizes on how the artist crafts an artwork by overlapping images, encounters and times, having in place the following research problem: how does Agnès Varda use the cinècriture in order to rewrite her identity in the Other’s eye? That way, the hypothesis is that the invocative and scopic drive participate subjectively on the work, providing the building of multiple identities and memories for its director. The theoretical basis anchors on Deleuze’s time-image concept, in a sublimation in art’s interpretation from Jacques Lacan and François Regnault work, on Jacques Lacan’s papers about the mirror stage and narcissism corresponding to the usage of mirrors on the film, as well as the interpretation of eroticism from Bataille. The methodological procedure relies on an extensive reviewing of Agnès Varda’s and other directors from the Nouvelle Vague’s work, along with a bibliographic mapping for this work’s basis. Therefore, the resultsreflect in an observation through the Lacanian registers, from the symbolic as looking into the artist’s biography and change of given name, a second one dedicated exclusively to The Beaches of Agnès analysis and how the memory and time operates on her imaginary, finalizing it with a third chapter that approaches the eroticism and the real’s figuration on the film as a reflex of the sublimation in art and the printing of the filmmaker’s desire, that is predominant since the change of her given name |
Palavras-chave: | Cinema e psicanálise Memória Identidade Imagem-tempo As praias de Agnès Jacques Lacan Agnès Varda Cinema and psychoanalysis Memory Identity Time-image The beaches of Agnès Jacques Lacan Agnès Varda |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura |
Citação: | Romeu, Mariana. Na janela da cinescritura de Agnès Varda: a imagem-tempo da memória em As praias de Agnès. 2023. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39827 |
Data do documento: | 17-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana Romeu - Monografia.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.