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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39731
Tipo: | Tese |
Título: | O papel do coordenador pedagógico na formação continuada dos professores por meio da observação de aula e feedback formativo |
Autor(es): | Tamassia, Silvana Aparecida Santana |
Primeiro Orientador: | Placco, Vera Maria Nigro de Souza |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar as possibilidades de observação de aula e feedback como estratégias formativas, entendendo quais dificuldades o coordenador pedagógico encontra (se encontra) para o acompanhamento dos professores em sala de aula, no seu cotidiano, e quais estratégias têm sido utilizadas por quem tem conseguido implementar efetivamente essa ação. Desse modo será possível mapear e disseminar essas práticas, buscando contribuir com a melhoria nos processos de ensino e aprendizagem, com ênfase no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, da rede pública de ensino. Metodologicamente, constitui-se em uma pesquisa qualitativa, com contribuições da pesquisa quantitativa, desenvolvida a partir do método misto de produção de dados, com ênfase nas modalidades de triangulação e complementariedade (MOSCOSO, 2017). Para isso, foi elaborado um questionário que foi respondido por coordenadores pedagógicos de diferentes redes, nas cinco regiões do Brasil; entrevistas semiestruturadas com algumas coordenadoras pedagógicas selecionadas entre os respondentes e com professoras que atuavam em suas escolas; análise bibliográfica identificando pesquisas correlatas e as referências de diversos autores, que colaboram para a discussão sobre o tema, como Nóvoa (1992, s.d.), Weffort (1996), Tardif (2005), Placco e Souza (2006), Almeida e Placco (2009), Marcelo (2009), Elmore (2010) City et al. (2014), Imbernón (2006, 2009, 2016), Reis (2011), Alarcão (2009, 2020), Fusari (2006, 2011), Vasconcellos (2014) Furlanetto e Sellani (2017), Donnelly (2018), Darling-Hammond e Bransford (2019), Ninin (2019), entre outros. Os resultados obtidos mostraram que a prática de observação de aulas e posterior feedback não deve ser algo isolado, de uma só escola ou coordenador, mas têm maior alcance de continuidade quando fazem parte de uma política da rede como um todo. O principal benefício apontado pelos participantes foi a formação e o desenvolvimento profissional proporcionados por meio das reflexões trazidas no momento do feedback, ampliando a qualidade do trabalho desenvolvido e favorecendo maior aprendizado aos alunos. Identificamos, também, algumas dificuldades encontradas pelo coordenador pedagógico para o processo de implementação em suas escolas, como a falta de apoio de diretores e lideranças da secretaria de educação, a resistência de alguns professores, a falta de segurança para realização do feedback, a gestão do tempo e o planejamento da rotina do coordenador, além da formação que nem sempre é oferecida de maneira suficiente para prepará-lo para o acompanhamento pedagógico. Ao final, indicamos alguns aspectos importantes para que a observação de aula possa ser implementada e utilizada como estratégia formativa para o desenvolvimento docente, os quais esperamos que possam contribuir com outras escolas e coordenadores |
Abstract: | This research aims to analyze the possibilities of classroom observation and feedback as training strategies, understanding the difficulties the pedagogical coordinator (PC) may encounter in watching teachers in the classroom, in their daily lives, and what strategies have been used to implement it successfully. In this way, it will be possible to map and disseminate these practices seeking to improve teaching and learning processes, especially in Primary Public Schools. Methodologically, it constitutes a qualitative research, with contributions from quantitative research, developed from the mixed method of data production and emphasizing triangulation and complementarity modalities (MOSCOSO, 2017). For this, we prepared a questionnaire answered by pedagogical coordinators from different Secretariats of Education in the five regions of Brazil. Furthermore, we conducted semi-structured interviews with selected respondents and teachers who worked in their schools. In addition, we carried out a bibliographical analysis identifying related research and several authors who collaborated to discuss classroom observation, such as Nóvoa (1992), Weffort (1996), Tardif (2005), Placco and Souza (2006), Almeida and Placco ( 2009), Marcelo (2009), Elmore (2010) City et al. (2014), Imbernón (2006, 2009, 2016), Reis (2011), Alarcão (2009, 2020), Fusari (2006, 2011), Vasconcellos (2014) Furlanetto and Sellani (2017), Donnelly (2018), Darling-Hammond and Bransford (2019), Ninin (2019), among others. The results showed that observing classes and subsequent feedback should not be a solo action from a single PC or school, and they have a greater range of continuity when they are part of a whole school system policy. The main benefit pointed out by the participants was the training and professional development provided through the reflections brought during the feedback, increasing the quality of the work developed and favoring greater learning for the students. We also identified some difficulties encountered by the PC for the implementation process in their schools, such as the lack of support from principals and leaders in the Secretariats of Education, the resistance of some teachers, the lack of security to carry out feedback, the lack of time management and planning of the PC's routine, and often not enough training to prepare the PC for the pedagogical follow-up. In the end, we indicate some critical aspects so that classroom observation can be implemented and used as a training strategy for teacher development, which we hope can contribute to other schools and pedagogical coordinators |
Palavras-chave: | Coordenação pedagógica Formação continuada de professores Desenvolvimento profissional docente Observação de aulas Feedback Pedagogical coordination Continuing teacher education Teacher professional development Class observation Feedback |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Tamassia, Silvana Aparecida Santana. O papel do coordenador pedagógico na formação continuada dos professores por meio da observação de aula e feedback formativo. 2023. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39731 |
Data do documento: | 12-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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