REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
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dc.creatorMorais, Vanessa Pelissari de Marchi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1071415787651812pt_BR
dc.contributor.advisor1Siqueira, João Hilton Sayeg de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507163418751483pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-05T13:22:49Z-
dc.date.available2023-10-05T13:22:49Z-
dc.date.issued2023-03-09-
dc.identifier.citationMorais, Vanessa Pelissari de Marchi. Um percurso entre o oral e o escrito em redações escolares de séries finais do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39519-
dc.description.resumoEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Texto e discurso nas modalidades oral e escrito, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pretende identificar e analisar as marcas de oralidade inseridas na organização de textos dissertativos produzidos por alunos da Educação Básica em idade regular. O objetivo geral de nossa investigação é desenvolver um estudo sobre como se dá o registro da oralidade na organização de textos dissertativos produzidos por alunos do 6º e do 9º anos do Ensino Fundamental II e do 3º ano do Ensino Médio. Com relação aos objetivos específicos, pretendemos: I) estabelecer a relação entre a ancoragem e a opinião formulada; II) identificar como se dá a formação de conceitos nas redações escolares em estudo; III) apontar como acontece o desenvolvimento dos tópicos nas redações em análise; IV) relatar o uso das marcas de envolvimento entre parceiros, o uso dos marcadores de opinião e o uso dos marcadores conversacionais. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa e de base interpretativa. O aporte teórico que embasa a pesquisa é constituído pelos seguintes autores: Koch e Fávero (1987); Travaglia (1991, 2002, 2009); Siqueira (1995); Fávero, Andrade e Aquino (1999); Fávero (1999); Marcuschi (2002, 2010); Galembeck (2008 e 2009); Jubran (2019). O corpus constitui-se de 15 redações produzidas por alunos do 6º e do 9º anos do Ensino Fundamental II e do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular do município de Tremembé-SP, coletadas no ano de 2021. Observamos que as marcas de oralidade estavam presentes em todos os textos, como o esperado para alunos na fase escolar acompanhada. Vimos que tais marcas podem enfraquecer a argumentação apresentada nos textos; no entanto, percebemos que, à medida em que há um crescimento cognitivo do aprendente, as marcas de oralidade aparecem em menor quantidade ou aparecem menos expressivas. Assim, quanto maior crescimento cognitivo do aluno, maior é o comprometimento dele sobre o ato de escreverpt_BR
dc.description.abstractThis dissertation linked to the line of research Text and discourse on oral and written modalities, from the Post-Graduation Studies Program on the Portuguese Language at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, aims to identify and analyze the orality marks within the organization of dissertative texts produced by elementary school students at the regular age. The general goal of our investigation is to develop a study about how the orality register occurs in the organization of dissertative texts produced by students at the 6th and 9th grades of Elementary School II and at the third grade of High School. Regarding the specific goals, we aim: I) To establish the relation between the anchoring and the formulated opinion; II) Identify how the concept formation occurs in the studied school essays; III) Point to how the development of topics in the analyzed essays happens; IV) Report the use of engagement marks between peers; the use of opinion marks and conversational marks. From the methodologic perspective, this research is descriptive, qualitative approach and of interpretative foundation. The theoretical contribution that bases the research is constituted by the following authors: Koch e Fávero (1987); Travaglia (1991, 2002, 2009); Siqueira (1995); Fávero, Andrade e Aquino (1999); Fávero (1999); Marcuschi (2002, 2010); Galembeck (2008 e 2009); Jubran (2019). The corpus is constituted by fifteen essays produced by students at the 6th and 9th grades of Elementary School II and the third grade of High School from a private school at the municipality of Tremembé-SP, collected at the year of 2021. We have observed that the orality marks were present in all texts, as expected for students at the analyzed school stage. We have seen that such marks could weaken the argumentation presented in the texts. However, we have noticed that, as there is a cognitive growth from the apprentice, the orality marks appear in a smaller quantity or a less expressive one. Therefore, the bigger the student’s cognitive growth, the bigger is their commitment about the act of writingen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarcas de oralidadept_BR
dc.subjectMarcas de envolvimentopt_BR
dc.subjectDissertaçãopt_BR
dc.subjectOralidade e escritapt_BR
dc.subjectOrality marksen_US
dc.subjectEngagement marksen_US
dc.subjectDissertationen_US
dc.subjectOrality and writingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleUm percurso entre o oral e o escrito em redações escolares de séries finais do Ensino Fundamental II e do Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeA pathway between the oral and the written in school essays at the final grades of elementary school II and high schoolen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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