REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38247
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O transtorno de ansiedade de separação, a fobia escolar e a família: um estudo teórico
Autor(es): Paula, Maria Araujo Cavalcanti de
Primeiro Orientador: Neder, Mathilde
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso configurou-se como uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, sobre o tema do Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) com o sintoma fobia escolar e sua relação com a família. O objetivo geral foi entender a criança e adolescente com TAS com fobia escolar e à sua família, numa perspectiva sistêmica. Objetivos específicos: verificar como surge e se desenvolve o TAS com fobia escolar na criança; e como funciona a dinâmica do sistema familiar desta criança. Para desenvolver este estudo, optou-se por um levantamento bibliográfico, em livros impressos, em materiais de bases digitais como a Scielo, e em publicações de revistas eletrônicas de Psicologia e Medicina sobre como as Abordagens Psicanalítica, Cognitivo-Comportamental e Sistêmica vêm esta dificuldade, tendo em vista obter elementos de comparação entre elas sobre os principais aspectos deste transtorno. Os resultados apontam que as três abordagens são eficazes no tratamento deste transtorno quando associado à fobia escolar. Todavia, a Terapia Familiar de Abordagem Sistêmica parece ser mais funcional e eficaz na medida em que acompanha e envolve a família no tratamento e no processo de cura. Ao envolver toda a família pode promover e provocar mudanças em seu funcionamento, resultando na mudança de comportamento da criança que se recusa passar de um estágio para outro. O engajamento entre a escola e a família pode trazer vantagens para o tratamento da criança, pois permite que o mesmo seja mais eficaz num menor período de tempo
Palavras-chave: Transtorno de ansiedade de separação
Fobia escolar
Família
Abordagem sistêmica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação
Citação: Paula, Maria Araujo Cavalcanti de. O transtorno de ansiedade de separação, a fobia escolar e a família: um estudo teórico. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38247
Data do documento: 10-Dez-2013
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Araujo Cavalcanti de Paula.pdf
  Restricted Access
569,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.