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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38247
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Paula, Maria Araujo Cavalcanti de | |
dc.contributor.advisor1 | Neder, Mathilde | |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T13:59:49Z | - |
dc.date.available | 2023-08-31T13:59:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-10 | |
dc.identifier.citation | Paula, Maria Araujo Cavalcanti de. O transtorno de ansiedade de separação, a fobia escolar e a família: um estudo teórico. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38247 | - |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso configurou-se como uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, sobre o tema do Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) com o sintoma fobia escolar e sua relação com a família. O objetivo geral foi entender a criança e adolescente com TAS com fobia escolar e à sua família, numa perspectiva sistêmica. Objetivos específicos: verificar como surge e se desenvolve o TAS com fobia escolar na criança; e como funciona a dinâmica do sistema familiar desta criança. Para desenvolver este estudo, optou-se por um levantamento bibliográfico, em livros impressos, em materiais de bases digitais como a Scielo, e em publicações de revistas eletrônicas de Psicologia e Medicina sobre como as Abordagens Psicanalítica, Cognitivo-Comportamental e Sistêmica vêm esta dificuldade, tendo em vista obter elementos de comparação entre elas sobre os principais aspectos deste transtorno. Os resultados apontam que as três abordagens são eficazes no tratamento deste transtorno quando associado à fobia escolar. Todavia, a Terapia Familiar de Abordagem Sistêmica parece ser mais funcional e eficaz na medida em que acompanha e envolve a família no tratamento e no processo de cura. Ao envolver toda a família pode promover e provocar mudanças em seu funcionamento, resultando na mudança de comportamento da criança que se recusa passar de um estágio para outro. O engajamento entre a escola e a família pode trazer vantagens para o tratamento da criança, pois permite que o mesmo seja mais eficaz num menor período de tempo | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de ansiedade de separação | pt_BR |
dc.subject | Fobia escolar | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Abordagem sistêmica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | O transtorno de ansiedade de separação, a fobia escolar e a família: um estudo teórico | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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