REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRoberto, José Edson Júlio-
dc.contributor.advisor1Martins, Valeuska França Cury-
dc.date.accessioned2023-08-17T13:32:34Z-
dc.date.available2023-08-17T13:32:34Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.citationRoberto, José Edson Júlio. As variações linguísticas no ambiente escolar. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37310-
dc.description.resumoNo presente texto abordamos a importância dos estudos e pesquisa das variações linguística no Ambiente escolar. Na pesquisa procuramos aprofundar o conhecimento do professor e dos alunos, quanto as mudanças linguística em determinado gêneros textuais. Visto que a escola é o ponto de encontro de todas essas diversidades, com estudantes vindos das diferentes comunidades de fala. Sabemos que as variações ampliam a nossa possibilidade de comunicação, mas cabe a escola o ensino da norma padrão. Dessa forma, nossa investigação pautou- se em verificar se os alunos conhecem minimamente a norma culta. Para tanto, a metodologia investigou um corpus textos da tipologia narrativa, produzido por alunos do 6o anos de uma escola pública. Como resultado da investigação verifica- se que os alunos têm conhecimento limitado da norma de prestígiopt_BR
dc.description.abstractIn this presente text we address the importance of studies and research of linguistc in school. In the research we try to deepen the knowledge of the teacher ando f the students regarding the linguistic change in certain textual genres. Since school is the meeting point of all these diversities, with students coming from diferentes communities of speeachs. We know that variances increase our abilityt to commuinicate, but it is up to the scchooto teache standard noram. In this way our investigation was based on verifying that the students know minimally the educated norm. Patra so much the methodology investigated as corpus text typology Narrative, produced by students of 6th year of a public school. As resulto f research, it turns out that students have limited knowledge about the prestigie normen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectVariaçãopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectMudançapt_BR
dc.subjectVariationen_US
dc.subjectKnowledgeen_US
dc.subjectChangeen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleAs variações linguísticas no ambiente escolarpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ EDSON JULIO ROBERTO.pdf
  Restricted Access
592,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.